O caminho pode ser percorrido a pé ou de bicicleta – foto: Prefeitura de São Miguel do Iguaçu/divulgação
De H2Foz / Por Paulo Bogler São Miguel do Iguaçu, no Oeste, inaugurou a Trilha Quilombo Apepú no último dia 20. O caminho se estende da borda da floresta do Parque Nacional do Iguaçu até a beira do Rio Iguaçu.
A trilha atravessa trecho com grandes árvores na floresta e, ao final, margeia o riacho Apepú. O percurso natural tem 6,7 quilômetros de extensão, de ida e volta.
O caminho “pode ser percorrido a pé ou de bicicleta, oferecendo uma experiência autoguiada em meio à rica biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu”, convida a prefeitura.
Os investimentos foram realizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Urbia Cataratas. O objetivo é valorizar o turismo, a cultura e a conservação.
“Essa comunidade é protagonista no turismo sustentável”, destacou José Ulisses dos Santos, do Parque Nacional do Iguaçu. O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Boaventura Motta, afirmou que “vamos reabrir a estrada velha de Guarapuava, um acesso histórico, para facilitar a chegada à trilha.”
Após o evento de lançamento, os convidados percorreram a Trilha do Apepú, que agora integra a Trilha Nacional de Longo Curso Caminhos do Peabiru. Essa iniciativa é da Rede Trilhas.
(Com informações da Prefeitura de São Miguel do Iguaçu)
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.