Por Paulo Bogler A projeção do filme “Liberdade”, neste sábado, 30, às 19h, encerra o ano do projeto do Cineclube Formiga, que leva a arte das telonas a comunidades e espaços públicos em Foz do Iguaçu.
A oitava sessão terá uma programação especial, com uma roda de conversa sobre as práticas cineclubistas na região. Cineclubes são espaços de democratização da cultura audiovisual, formação de espectadores e de espaços para novas linguagens de cinema.
Nessa perspectiva, o projeto Formiga na Praça: Cineclube, Cidadania e Direitos é uma itinerância audiovisual em Foz do Iguaçu. A ação leva o cinema para as praças públicas, promovendo cultura, educação e encontros comunitários.
A iniciativa foi aprovada em edital de seleção pública da Fundação Cultural, sendo realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e governo federal. O apoio assegura a realização de oito sessões de cinema ao longo do ano.
“Após a exibição, vamos realizar uma roda de conversa com diversos cineclubes convidados”, reforçam os realizadores culturais do Formiga na Praça. O tema do diálogo será “Práticas Cineclubistas: Panorama em Foz do Iguaçu”.
“Liberdade” é um curta-metragem de Pedro Nishi e Vinícius Silva, de 2018, com duração de 25 minutos e classificação livre. Apresenta Abou, artista guineense que vive com outros africanos em uma pensão no bairro de São Paulo homônimo ao filme.
Na obra de cinema, Satsuke, uma mulher japonesa misteriosa, vive entre eles. Ela parece ser parte da casa há décadas. Já o jovem Show tenta chegar à casa, em busca de uma vida nova no Brasil. “Mas fica preso na imigração do aeroporto. Vidas estrangeiras habitam o bairro da Liberdade, um lugar de passado sombrio”, expõe o Cine Formiga na Praça.
A Estação Cultural Central Haroldo Alvarenga ocupa as dependências do prédio, na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, onde funcionou a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu em décadas passadas.
Serviço: 8.ª Sessão Formiga na Praça Filme: “Liberdade” Data: 30 de novembro (sábado), às 19h Local: Estação Cultural Central Haroldo Alvarenga, Praça Getúlio Vargas, Avenida Jorge Schimmelpfeng, 69. Classificação: livre para todas as idades
Observação: Em caso de adversidade climática o evento será transferido para a próxima semana.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.