Nesta sexta, 6 de dezembro, a Máquina de Escrever promove o lançamento de “Gerdt Hatschbach e Museu Botânico – uma só biografia”, obra de autoria de Cyntia M. Wachowicz Faust, Elaine Aparecida Dias da Costa, Gabriel Brum Perin e Gustavo Pitz. O evento será em Curitiba, na Livraria Telaranha, a partir das 18h30, com entrada gratuita.
De origem germânica, o curitibano Gerdt (1923-2013) foi um dos maiores coletores e colecionadores de plantas, além de defensor incansável da preservação ambiental. Por conta de seus feitos, foi reconhecido pela UFPR com o grau de “Doutor Honoris Causa”.
Entre outras façanhas, Gerdt coletou e numerou mais de 80 mil plantas e, a partir de seu herbário particular, fundou o Museu Botânico Municipal – que hoje funciona no Jardim Botânico de Curitiba.
Escrito em 2023, data do centenário de nascimento de Gerdt Guenther Hatschbach, o livro tem a finalidade de preservar a memória e o legado desse importante botânico.
Hatschbach Gerdt, curitibano de origem germânica, viveu entre os anos de 1923 e 2013 – Foto: divulgação / Máquina de Escrever
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Incentivo: Curipeças, BRT, Soft Marketing, Kirsten, Sigma Telecom e BRDE.
Cyntia Maria Wachowicz Faust é engenheira agrônoma e atuou como professora de Botânica e Fisiologia Vegetal por mais de 20 anos na PUCPR. Idealizadora do blog Turistória, atualmente atua em projetos culturais e dirige o Instituto Ruy Wachowicz de Cidadania.
Elaine Aparecida Dias da Costa é bióloga, mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais e apaixonada pelo universo da botânica. Em uma visita ao MBM, ainda na graduação, teve a oportunidade de conhecer Gerdt Hatschbach. Desde 2018 integra o Turistória.
Gabriel Brum Perin é historiador formado pela UFPR e mestrando na mesma instituição. Professor, também atua como pesquisador, como é a sua participação nesta obra.
Gustavo Pitz é historiador formado pela UFPR e professor da rede pública de ensino do Estado do Paraná. Curitibano, tornou-se pesquisador interessado nas histórias, origens e personalidades que deram vida à sua terra natal.
Lançamento do livro de “Gerdt Hatschbach e Museu Botânico – uma só biografia”.
Sessão de autógrafos com a presença dos autores Cyntia M. Wachowicz Faust, Elaine Aparecida Dias da Costa, Gabriel Brum Perin e Gustavo Pitz.
Data: 6 de dezembro, Horário: 18h30
Local: Livraria Telaranha – R. Ébano Pereira, 269 – Centro, Curitiba.
Publicado pela Máquina de Escrever Editora|Produção Cultural.
Mais informações: www.editoramaquinadeescrever.com.br
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.