22 de dezembro de 2024
Anuncie aqui
Sobre
Fale conosco
De Letra
Poesia
Literatura
Tirando de Letra
Livro
Contos e Crônicas
On-Line
Cultura Digital
Cinema
Vitrine
Oportunidade
Rádio
Cultura em Movimento
Música
Artes cênicas
Fotografia
Memória
Guatá
Bem Viver
Vida saudável
Ecologia
Ciência
Universidade
Geral
Fronteiras
Trinacional
Mulher
Movimentos Sociais
Antirracismo
Povos
Assista
PESQUISAR
Documentário promove a memória da ancestralidade guarani
Documentário promove a memória da ancestralidade guarani
18 de dezembro de 2024
Compartilhar
A Província do Guairá e a Ancestralidade Guarani ganha exibição de estreia nesta quinta-feira (19).
Por quanto tempo a história de uma nação pode ser invisibilizada? Para alguns pesquisadores, contar e recontar a história dos povos originários, é ressignificar e reconhecer seu papel na formação de um povo, muito além do que contam livros de história onde o protagonismo de uma ´descoberta´é ofertado às missões jesuíticas.
O documentário A Província do Guairá e a Ancestralidade Guarani , do professor e pesquisador Julio da Silveira Moreira (coordenador dos Caminhos do Guairacá), da produtora e pesquisadora Tatyane Ravedutti, e do documentarista Marcus Bonato, tem lançamento nesta quinta-feira (19), e traz um olhar aprofundado às cidades e missões jesuíticas na antiga Província do Guairá,destacando as históricas comunidades guaranis, e seus líderes indígenas que desempenharam papéis fundamentais nos processos de resistência.
“Além de documentar a história, este projeto busca preservar a memória ancestral no Estado do Paraná. Para alcançar esse objetivo, não nos limitamos apenas à produção do documentário, mas também planejamos eventos de apresentação que nos permitirão reviver o passado e promover a apreciação da riqueza histórica da região”, comentou Moreira. O projeto, segundo ele, é particularmente oportuno, considerando os atuais debates e enfrentamentos em torno da legitimidade das terras da comunidade guarani na região. “A discussão da Pauta do Marco Temporal, mais uma vez, torna-se relevante. Acreditamos que a produção deste conteúdo pode contribuir para essas discussões, fornecendo informações sólidas e históricas”, disse.
O documentarista Marcus Bonato, que divide seu tempo entre Foz do Iguaçu e Granada (Espanha), pesquisa o Paraná Espanhol e juntou-se ao grupo durante a realização do “Caminhos do Guairacá”, quando percebeu a convergência entre as pesquisas, e identificou a potencialidade entre os temas. “Esse assunto não está fechado, cabe ainda muitas possibilidades de histórias a serem contadas”, resumiu.
A documentação elaborada pela equipe abrange não apenas as cidades e missões jesuíticas na região do Guairá (séculos XVI e XVII), mas também destaca o papel crucial das comunidades guaranis, e de seus líderes indígenas na resistência a eventos históricos significativos.
“A história sobre a História é permeada por fios e tramas que se entrelaçam de forma poética e informativa. Este trabalho nos permite resgatar e valorizar as raízes ancestrais que compõem nosso território. precisamos ter consciência de que a nossa história aqui não começa com o início da ocupação recente. A terra vermelha que pisamos tem raízes profundas, ligadas à ancestralidade guarani”, comentou Tatyanne.
O documentário é resultado de pesquisas e exames a fontes arqueológicas, e conta eventos históricos que desempenharam um papel marcante na identidade regional. As entrevistas conduzidas por Moreira revelam as resistências e tradições das comunidades guarani, especialmente no sítio devastado da Cidade Real do Guayrá. O material traz também depoimentos de especialistas como os professores Clovis Brighenti , Senilde Guainazes, Nazani Martins, Ana Menel, além de historiadores e outros convidados que complementam a narrativa.
Para os autores, o documentário A Província do Guairá e a Ancestralidade Guarani representa uma oportunidade de olhar para o passado, celebrar a cultura indígena e destacar a importância do conhecimento histórico para a compreensão do presente.
Esta iniciativa cultural é realizada pelo sociedade civil e recebeu recursos do Fundo Municipal de Incentivo Cultural por meio do Edital de Concurso nº02/2023 de seleção de Projetos de Produção e Difusão Cultural realizado pela Fundação Cultural
A exibição de lançamento acontece simultaneamente em Foz do Iguaçu e Valência (Espanha).
Serviço:
Sessão de lançamento A Província do Guairá e a Ancestralidade Guarani
19 de dezembro, às 20h
Quixote Espaço Cultural – Rua Rio de Janeiro, 877 – Vila Bom Jesus, Foz do Iguaçu
Da redação
Compartilhar
Cinema
Povos
ANTERIOR
Coletivo de cinema lança “Uma Câmera Ilegal” em Foz do Iguaçu
PRÓXIMO
‘Ainda Estou Aqui’ é um dos pré-indicados ao Oscar de melhor filme internacional
Leia mais
Povos
Segurança Alimentar
Comunidades Guarani do PR recebem impulso para pesca artesanal e segurança alimentar
19 de dezembro de 2024
Biografia
Cinema
‘Ainda Estou Aqui’ é um dos pré-indicados ao Oscar de melhor filme internacional
18 de dezembro de 2024
Agenda
Cinema
Coletivo de cinema lança “Uma Câmera Ilegal” em Foz do Iguaçu
18 de dezembro de 2024
Últimos posts
Livro
Livro resgata a história marginalizada da imprensa erótica no País
21 de dezembro de 2024
Fotografia
Oportunidade
World Press Photo abre inscrições para edição de 2025
21 de dezembro de 2024
Ciência
Terceira Idade
Covid-19: saiba como fica vacinação de idosos no calendário anual
21 de dezembro de 2024
Esporte
Fronteira
Itaipu divulga resultado da seleção pública de esportes
20 de dezembro de 2024
Artes cênicas
Música
Sexta e sábado, 20 e 21, Puerto Iguazú recebe o espetáculo “Caño 22, Tango Show”
20 de dezembro de 2024
Contos e Crônicas
Tirando de Letra
1 português para 212,6 bilhões de brasileiros – Texto de Bianca Weiss
19 de dezembro de 2024
Assine o nosso boletim!
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.
INSCREVA-SE AGORA!