A Unioeste promove o evento “O multilinguismo e as línguas maternas” para celebrar o Dia Internacional da Língua Materna nesta sexta-feira, dia 21. A programação ocorrerá no auditório do campus iguaçuense da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Evento gratuito, com direito a certificação, é aberto à participação da comunidade externa. Informações sobre inscrições: @unioestecampfoz , @institutoyglota / multilinguismo.unioeste@gmail.com
8h – Apresentação cultural: Projeto Dia da Arte – Dra. Cleiser S. Langaro (Unioeste) 8h30 – O multilinguismo e as línguas maternas – Dra. Isis R. Berger (Unioeste)
Aprovado na Conferência Geral da UNESCO de 1999 o Dia da Língua Materna, celebrado no dia 21 de fevereiro, tem sido observado em todo o mundo desde 2000.
Segundo nota oficial da UNESCO, “Este marco destaca um quarto de século de esforços dedicados para preservar a diversidade linguística e promover o uso de línguas maternas. Ele serve como uma oportunidade significativa para refletir sobre conquistas, renovar compromissos e enfatizar o papel fundamental da preservação da linguagem na salvaguarda da herança cultural, na melhoria dos resultados educacionais e na criação de sociedades mais pacíficas e sustentáveis.”
A UNESCO acredita na importância da diversidade cultural e linguística para sociedades sustentáveis. Como parte de seu mandato para a paz, a UNESCO trabalha para preservar as diferenças de culturas e línguas que promovem a tolerância e o respeito pelos outros.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.