Em 2021, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano encara mais uma vez o desafio de oferecer uma edição totalmente online com qualidade à altura dos filmes da programação. Uma seleção dos melhores filmes italianos dos últimos anos, a maioria deles ainda inéditos no Brasil, disponível online para todo território nacional pelo 8½.
Entre os dias 17 a 27 de junho , os filmes podem ser assistidos online e acessados diretamente no site do festival ( www.festadocinemaitaliano.com.br ) e por meio da plataforma Looke ( www.looke.com.br); para assistir é necessário realizar um cadastro gratuito no site. Com o objetivo de alcançar o maior público possível, os filmes podem ser assistidos via web, em Smart TV, tablet e nos principais suportes iOS e Windows.
Em 2020, o festival realizou sua primeira edição totalmente online, com 20 filmes em sua programação gratuita, atingindo 154.380 espectadores, com 90 mil usuários diferentes em todas as regiões do Brasil.
Acesse o tutorial, aqui
O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso e Risi Film Brasil e promovido pelos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, com o suporte institucional da rede diplomático-consular italiana no Brasil, assim como o apoio do Istituto Luce Cinecittà, e apoio cultural da Bonfilm.
Além dos parceiros institucionais, o evento é realizado com o patrocínio principal da Generali Seguros , a primeira seguradora estrangeira a chegar no Brasil, há 96 anos. A Generali Seguros integra o Grupo Generali, maior companhia de seguros da Itália e uma das maiores da Europa, presente em cerca de 50 países.
Em 2021, o Festival também conta com os parceiros de mídia Folha de São Paulo, Papo de Cinema e Comunità Italiana.
A programação completa com os filmes e disponibilidade disponível em breve no site oficial do evento ( www.festadocinemaitaliano.com.br ).
Além da programação contemporânea, que conta com pré-estreias exclusivas em território brasileiro, o evento este ano traz uma seção especial focada em Alice Rohrwacher (à esq.) , uma das realizadoras italianas mais prestigiadas da atualidade. Formada em Literatura e Filosofia pela Universidade de Turim, ela é diretora de obras comoLazzaro Felice , vencedor do Melhor Roteiro do Festival de Cannes 2018, e tem uma obra que retrata a alma humana em histórias nada convencional.
Seu longa de estreia, Corpo Celeste (2011), marcou também sua estreia nos conjuntos, pois ela e a irmã, a atriz Alba Rohrwacher, cresceram no campo e sem acesso ao mundo do cinema. A produção estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes e chamada do prêmio conceituado Nastro D’Argento.
Em 2014, voltou a Cannes com As Maravilhas , dessa vez na competição oficial. O longa conta a história de Gelsomina (a atriz Maria Alexandra Lungu que, na trama, tem o mesmo nome da heroína de A Estrada , de Federico Fellini), uma jovem que também vive no campo, mas sonha em ser famosa. A produção conta com Monica Bellucci e Alba Rohrwacher no elenco e levou o Grande Prêmio do Júri em Cannes, o que garantiu o passaporte de Alice para o hall dos diretores mais respeitados do circuito internacional.
Em 2019 levou à Mostra de Cinema de Veneza (o Festival de Veneza) a curta Omelia Contadina , realizada em parceria com o artista francês JR. Uma proposta experimental de protesto visual ao realizar o velório simbólico da agricultura camponesa . Nesta retrospectiva, o público poderá conferir a maioria da produção de Alice Rohrwacher, entre filmes inéditos, curtas e documentários.
Por assessoria
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.