.
O primeiro advogado negro do Brasil e um dos nomes mais importantes do abolicionismo do país, Luiz Gama (1830-1882) é protagonista da incrível história em quadrinhos Província Negra, de autoria de Kaleb Kanbour (roteirista de animação e quadrinhos, e professor de língua portuguesa e literatura) e arte de Kris Zullo (desenhista e autor de diversos álbuns, e professor de artes plásticas). Província Negra foi vencedor do edital Fomento Cultural da Prefeitura do Município de São Paulo em 2018, na área de quadrinhos.
O quadrinho retrata a cidade paulista na metade do século XIX, quando Luiz Gama se vê envolvido injustamente no assassinato de um escravagista. O personagem e alguns fatos históricos verídicos são o pano de fundo para essa aventura abolicionista.
…Nada mais interessante do que ver um álbum em quadrinhos sobre Luiz Gama. Inspirado em fatos de época, utilizando a ficção e os quadrinhos de modo rico, podemos acessar o universo complexo de relações entre Luiz Gama, os abolicionistas e o ambiente de violência sistemática contra grande parcela da população brasileira. A história de Luiz Gama, como sempre, nos inspira.
Marcelo D’Salete, quadrinista, ilustrador e professor brasileiro. Venceu o “Oscar” dos quadrinhos, o Prêmio Eisner, em 2018, com sua Cumbe
. Filho de Luiza Mahin, uma das líderes da Revolta dos Malês, Luiz Gama foi vendido pelo próprio pai aos nove anos. Foi autodidata e na juventude frequentou a faculdade de direito do Largo de São Francisco.
Advogado, lutou, em pleno regime de escravidão, pela alforria de centenas de escravizados nos tribunais da província e fez da advocacia a sua principal trincheira. Era ativista político e reconhecido poeta romântico e satírico.
Amigo de Ruy Barbosa, Castro Alves, Angelo Agostini, Paulo Eiró, Raul Pompéia e outros, era uma figura querida e admirada em toda província. Escravagistas o tinham como o grande inimigo. Políticos progressistas corriam para São Paulo para se aconselhar com ele. Gama morreu jovem, aos cinquenta anos, de complicações de diabetes. A crônica de seu funeral, escrita pelo Raul Pompéia, é um dos textos mais belos da língua portuguesa.
Província Negra Autor – Kaled Kambour Arte – Kris Zullo Editora – Gabaju Records & Comics Edição – 1ª | 2019 Páginas – 80 / Preço – R$ 25,00 Links para comprar – site da editora aqui.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.