.
Você já leu algum livro em portunhol? Já imaginou a língua como um elemento de inclusão ou exclusão de alguém? As autoras de A língua de todos e a língua de cada um pensaram e ilustraram todo esse cenário em um livro sobre linguagem, pessoas, diferenças e diversidade. A obra apresenta uma história sensível que revela, a partir da língua, a perspectiva de quem vem de outro lugar e que, de maneiras sutis, é uma pessoa silenciosa.
O livro “A língua de todos e a língua de cada um”, de autoria de Jorgelina Tallei e Renata Alves de Oliveira, com ilustrações de Laura Zanon Irineu, foi lançado no último dia 17 e já está à venda via online. A obra publicada pela editora recifense Pipa Comunicação, recomendado para crianças na faixa de 5 a 8 anos, em fase de iniciação escolar, conta a história de uma garotinha que se sentiu só por falar outra língua em uma nova escola.
“Este trabalho nasceu justamente da preocupação em relação aos estrangeiros, principalmente crianças, que chegam no Brasil e enfrentam dificuldades com a língua portuguesa. Nele, retratamos a importância da diversidade linguística e cultural nas escolas de fronteira”, ressaltou Jorgelina Tallei.
O livro começou a ser produzido em maio de 2020, com o objetivo de abordar a diversidade linguística e a inclusão. Escrita em duas línguas – português e espanhol -, a obra é uma história sensível que apresenta, a partir da língua, a perspectiva de quem vem de outro país e precisa se adaptar à língua portuguesa.
“Uma das primeiras coisas que percebemos durante a produção do livro foi justamente a dificuldade de falar e entender, envolvendo crianças nas escolas. E também a empatia com as crianças que chegam falando outras línguas e com outras culturas. Nesse sentido, nosso trabalho chega para ajudar as ações que já estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Foz”, disse.
A obra compõe de maneira harmônica um conjunto de imagens e palavras que nos desafiam a pensar sobre a língua como identidade de cada sujeito e dialogar com nossas crianças sobre o tema. Como a própria história diz ” A língua de todos pode ser a língua de ninguém quando ninguém se entende”.
. As autoras – Jorgelina Tallei nasceu na Argentina, mora em Foz do Iguaçu há 10 anos. Atualmente é docente do Ciclo Comum de Estudos da Unila, na área de Letras e Lingüística. Renata Alves de Oliveira é natural de Campo Grande, MS, e chegou a fronteira em 2012, onde casou e formou família. Atualmente é Doutoranda e bolsista do Programa de Pós-graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras (Unioeste). Laura Zanon é ilustradora e professora em formação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
“A língua de todos e a língua de cada um” compõe de maneira harmônica um conjunto de imagens e palavras que nos desafiam a pensar sobre a língua como identidade de cada sujeito e dialogar com nossas crianças sobre o tema. Como a própria história diz “A língua de todos pode ser a língua de ninguém quando ninguém se entende”. “Um livro que merece nossa leitura e reflexão”, recomenda Gisele.
Os interessados podem adquirir a edição impressa na Amazon Brasil e também no site da Livraria Loyola.
. Ficha Técnica A língua de todos e a língua de cada um
De Jorgelina Tallei, Renata Alves de Oliveira; Laura Zanon Irineu (Ilustradora) Recife: Pipa Comunicação, 2021.
PDF / ISBN 978-65-87033-35-8 1. Literatura infantil. I. Tallei, Jorgelina. II. Oliveira, Renata Alves de. III. Irineu, Laura Zanon (Ilustradora). IV. Título. CDD 028.5
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.