Entre os dias 19 e 29 de agosto, 200 filmes online estarão à disposição na 32ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforume. As transmissões dos filmes, das lives e das demais atividades acontecem pelas plataformas Innsaei.TV, Cardume, Spcine Play e Sesc Digital.
A programação completa pode ser acessada, aqui.
A Curta Kinoforum tem uma programação composta a partir de divisão temática, com as mostras “Limite”, “Internacional”, “Latino-Americana” e “Infanto-juvenil”. A lista é completada por “Programas Brasileiros”, mostra de trabalhos produzidos em oficinas, a “Mostra Competitiva” e a “Mostra Brasil”.
“Programas Especiais” reúnem produções agrupadas a partir dos temas “Amotara: Olhares das Mulheres Indígenas”, “Nocturnu – Cine Fantástico e de Horror”, “Cine Social Club”, “Nhandereko: Música e Modo de Viver dos Guarani”, entre outros.
A programação extensa também conta com homenagens. Serão celebrados os 20 anos das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual; os 40 anos da morte do cineasta Glauber Rocha; o centenário de nascimento do realizador francês Chris Marker; e a carreira da montadora e professora Vânia Debs, que faleceu em junho.
Entre os nacionais, “Céu de Agosto” (2021), de Jasmin Tenucci, que foi premiado no Festival de Cannes. Na trama, enquanto a distante floresta amazônica queima, uma enfermeira grávida em São Paulo se vê cada vez mais atraída por uma igreja neopentecostal e sua comunidade. “República” (2020), produzido durante o primeiro ano da pandemia por Grace Passô dentro da própria casa. O curta trata da dimensão necropolítica que opera no país enquanto a sociedade vive uma crise ética diante um governo que é a expressão do poder colonialista.
Já um dos destaques internacionais é o francês “Estrela Vermelha” (2020), de Yohan Manca, sobre Adel, um homem de 57 anos que dedica todo o seu tempo ao clube esportivo do bairro e sobrevive graças a missões temporárias. Outro é o filme vietnamita ´Viagem ao Paraíso” (2020), de Linh Duong. Durante uma viagem de ônibus peculiar ao Delta do Mekong, a senhora Tam, de 50 anos, esbarra com seu namorado do colégio. Ela nutre uma esperança de reconciliação, mas ele não parece estar muito interessado nessa possibilidade.
Cena de “Viagem ao Paraíso” – Atti Comunicação Vietnamita “Viagem ao Paraíso” é uma das atrações internacionais do Curta Kinoforum
O Curta Kinoforum ainda promove uma série de atividades paralelas, como bate-papos com diretores dos filmes e pesquisadores de cinema, encontros online, críticas dos curta-metragens, happy hours com lançamentos de livros, entre outras. Você confere todas essas atrações aqui.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.