.
Equipe do ABC Futebol Clube em registro na primeira metade do século XX – Foto: rev. Ideias
. O primeiro clube de futebol do Paraná é o ABC, de Foz do Iguaçu, fundado em 1905, pelos irmãos Rivarola, Jorge e Ignácio, que estudavam em Rosário, na Argentina, e ao voltar para casa nas férias trouxeram a primeira bola, as chuteiras, a camisa em listras vermelhas e brancas, inspirada na camisa da seleção inglesa da época, as regras e o gosto pelo jogo.
. O filho de Isaac, Claudio, herdou o colégio e as responsabilidades com o futebol em 1900. O “Newell’s Old Boys” foi fundado oficialmente em 3 de novembro de 1903, embora já existisse de fato há muitos anos.
. Os irmãos fundadores do ABC eram filhos de Luca Rivarola, exportador de mate e madeira para a Argentina, que internou os filhos no Colégio Anglicana, de Rosário, para estudar. Era o lugar mais próximo de Foz do Iguaçu com ensino de qualidade em um colégio respeitável.
. Jorge e Ignácio não tiveram dificuldades para encontrar interessados pelo futebol em Foz do Iguaçu. Os ingleses estabelecidos rio acima, no porto Britânia, tinham seus jogadores. Na cidade, dezenas de jovens aderiram. Em 5 de fevereiro de 1905 foi fundado o ABC Futebol Clube. Uma ata simples, assinada por 27 presentes, oficializou a instalação do clube e sua primeira formação. Vi uma cópia dessa ata entre os papéis de meu avô, Diego Vera, sócio e torcedor do ABC. Para corrigir um equívoco: em 12 de setembro de 1915, data muitas vezes confundida com a da inauguração, o ABC foi registrado em cartório e perante a autoridade local representada por oficial do Exército que comandava a Colônia Militar.
. Não há dúvida, portanto, de que o ABC, fundado em 1905, é o time de futebol mais antigo do Paraná e o décimo primeiro a ser fundado no Brasil. O Coritiba Foot Ball Club só foi fundado em 12 de outubro de 1909, em Curitiba, por descendentes de alemães. O ABC chegou a compor a liga Rosarina, organização argentina de clubes de futebol, e é certo que jogava contra clubes que vinham de cidades como Eldorado, Posadas e Rosário. Também jogava contra clubes do Paraguai e chegou a jogar várias vezes em Assunção e Encarnacion. Viajava toda a região do alto Paraná.
. Em Foz do Iguaçu logo surgiram outros clubes de futebol, como o Guairacá, dos militares do Exército, o Iguaçu, mais tarde o Flamengo e desde que os portugueses chegaram para construir a ponte da Amizade, o Vasco da Gama.
. Outros clubes existiram, como o Industrial, de funcionários da empresa Industrial Madeireira. Ou o Nacional, fundado por exilados paraguaios em Foz do Iguaçu. Nesses 109 anos, surgiram muitos outros que tiveram vida breve. Mas só o ABC Futebol Clube sobreviveu com dignidade e sem um dia sequer de interrupção de suas atividades.
. Eu, que torço pelo Flamengo em Foz do Iguaçu, testemunha que fui de sua fundação e do clube que lhe deu origem, o 84 Boxing Club, acredito que os responsáveis pela história do ABC deveriam dedicar-se a levantar os documentos que provam a antiguidade do clube. Não por outra razão que não seja mostrar a importância econômica e social da região no inicio do século XX, quando o futebol e as demais riquezas da terra viajavam pelo rio Paraná.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.