Iniciado na terça-feira (16), evento segue até esta quinta (18) na comunidade Tekoha Añetete, em Diamante D’Oeste. H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski Guaranis da comunidade Tekoha Añetete, em Diamante D’Oeste, estão promovendo, desde a última terça-feira (16), a 18.ª edição da Semana Cultural Indígena, com atividades abertas a toda a população do Oeste do Paraná. […]
H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski Guaranis da comunidade Tekoha Añetete, em Diamante D’Oeste, estão promovendo, desde a última terça-feira (16), a 18.ª edição da Semana Cultural Indígena, com atividades abertas a toda a população do Oeste do Paraná.
A programação, que inclui feira com artesanato e produtos típicos, além de apresentações dos costumes e tradições da etnia, segue até esta quinta-feira (18), mobilizando todos os moradores da aldeia.
A data do evento está relacionada ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado anualmente em 19 de abril. No primeiro dia de atividades, cerca de 1,5 mil pessoas participaram, entre habitantes locais, estudantes, professores e visitantes da região.
Produção de artesanato é um dos destaques da feira – Foto: Divulgação/Eduardo Felipe dos Santos
A organização da Semana Cultural Indígena é compartilhada pela Escola Estadual Indígena Araju Porã e pelo Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo’e, que se revezam para decidir, a cada ano, qual instituição será sede do evento.
A comunidade Tekoha Añetete está localizada a 106 quilômetros de Foz do Iguaçu. Seguindo pela BR-277, a rota mais comum é virar à esquerda no trevo de Agro Cafeeira (distrito de Matelândia) em direção a Ramilândia e Diamante D’Oeste.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.