Adriana Klippel e Marcos Lübeck no Congresso Brasileiro de Etnomatemática em Macapá, no Amapá – Foto: divulgação / Unioeste
A aluna Adriana da Silva Klippel, do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Unioeste, campus Foz do Iguaçu, está participando do 7º Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm) em Macapá, Amapá. O evento, realizado entre os dias 17 e 20 de setembro, reúne professores, pesquisadores, estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, além de demais interessados na interseção entre Matemática e Cultura.
Acompanhada de seu orientador, o Prof. Dr. Marcos Lübeck, Adriana integra o grupo de participantes que buscam apresentar, discutir e desenvolver projetos significativos no campo da Educação Matemática, com enfoque na Etnomatemática.
Adriana e o professor Marcos Lübeck apresentarão no dia 19 de setembro o trabalho intitulado “Sabores e Saberes: ensino por meio de receitas na Educação de Jovens e Adultos”, na categoria de comunicação científica. O projeto explora como as receitas culinárias podem ser utilizadas como ferramenta pedagógica no ensino de matemática para jovens e adultos, integrando saberes culturais ao aprendizado matemático, reforçando o papel da Etnomatemática na valorização do conhecimento cotidiano e local.
Com o tema central “As dimensões da Etnomatemática na valorização das identidades culturais”, o 7º CBEm visa promover debates e reflexões sobre o papel da matemática na preservação e promoção das identidades culturais, incentivando práticas pedagógicas que respeitem e valorizem as diversas formas de conhecimento.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.