A jovem iguaçuense está em tratamento contra a leucemia crônica desde 2023 – foto: Divulgação
De H2Foz / Por Paulo Bogler Internada em Foz do Iguaçu para tratar uma leucemia crônica, a jovem Yohana Rafael, de 22 anos, passou a contar com a colaboração de um grupo de amigas que se uniu para ajudá-la financeiramente. Seu tratamento inclui quimioterapia injetável e comprimidos.
A jovem é atendida na oncologia do Hospital Costa Cavalcanti e precisava de uma medicação muito cara: Venetoclax. Ela é de uma família popular, e a sua mãe precisou deixar o trabalho para dedicar-se e acompanhar o tratamento.
Foi quando as amigas decidiram fazer uma vaquinha on-line para ajudar Yohana. Toda pessoa interessada em fortalecer essa rede de solidariedade pode ajudar fazendo a doação em https://www.vakinha.com.br/4980839 ou via PIX: 4980839@vakinha.com.br .
O objetivo é chegar a R$ 30 mil, já tendo sido obtidos R$ 25 mil em poucos dias da mobilização. A medicação é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas mediante ação judicial justificando a necessidade, o que envolve custos.
“O valor que estamos arrecadando é para pagar a advogada e alguns outros custos pessoais da Yohana”, explica Paula Rodrigues, uma das idealizadoras da campanha. A jovem iguaçuense está em tratamento contra a leucemia desde dezembro de 2023.
Assim que descobriu a doença, Yohana Rafael começou a busca por doadores de medula. “Todos os meus irmãos fizeram exame de compatibilidade, mas nenhum deles poderia ser doador”, conta. Recentemente, surgiu uma pessoa que pode doar, porém para isso a paciente precisará estar com a doença em nível zerado.
Por conta disso, ela precisa tomar o Venetoclax sem interrupção. “O medicamento está sem previsão de chegada no hospital, e como seu tratamento precisa ser contínuo precisamos solicitá-lo via ação judicial, o quanto antes”, afirma a tia de Yohana, Márcia Rafael.
A campanha de solidariedade pela amiga começou com Paula Rodrigues, Daniele Felix, Lara Rodrigues, Kiss Kássila, Jesica Sperafico, Jenny Amaral e Márcia Rafael, durante um café. Eles foram dando contribuições pessoais e divulgando, conseguindo a adesão de novas pessoas.
“Conhecemos a Yohana desde que nasceu. Ela, a mãe e a irmã estão vivendo da aposentadoria do pai, que morreu de covid-19”, revela Lara. “Por mais que já tenhamos conseguido um bom valor, ainda precisamos mais, pois toda a ajuda é bem-vinda”, completa Lara Rodrigues.
Para doar basta acessar https://www.vakinha.com.br/4980839 ou chave PIX: 4980839@vakinha.com.br . Para acompanhar mais sobre o resultado e a história da Yohana, siga-a no Instagram: @yo_rafaelmoreira.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.