A APAE de Foz do Iguaçu promoveu, nas últimas semanas, uma exposição e concurso de cartazes em sua sede. Os trabalhos que ficaram em exibição até a última quinta-feira (14), serão transferidos para a sub sede da entidade na próxima semana, com exposição nos dias 18 e 19 de setembro. O horário para visitação será das 8 às 11h30 e das 13 às 17h .
As obras produzidas pelos alunos transferem sentimentos de superação, onde todos conseguem transcender suas alegrias, e por isso, despertam nas pessoas um olhar sem julgamento, longe de preconceitos. Eles produziram suas obras com a naturalidade de seus traços, cores e imagens. A arte, sem dúvida, é um meio de promover a inclusão de forma justa e igualitária.
“Sempre busco inspiração nas obras de arte, procurando maneiras de trazê-las para dentro da sala de aula, onde nossos alunos podem desenvolver suas habilidades”, relata Lucimar da Silva Maier, professora de artes.
A finalidade do concurso é proporcionar às pessoas com deficiência intelectual, associadas ou não a outras deficiências, a oportunidade de se expressarem livremente por meio da linguagem visual. É uma forma de incentivar a criatividade e o uso de materiais variados, bem como valorizar o trabalho espontâneo na educação artística, construindo, expressando e comunicando por meio das artes visuais, estimulando a percepção, imaginação, memória e sensibilidade.
A notícia de que iriam participar de uma exposição gerou grande expectativa nos alunos. “A expressão de alegria neles é algo que nos comove e nos deixa certos de que estamos no caminho certo”, menciona Lucimar.
Ao todo, 13 alunos participaram do Concurso de Cartazes, envolvendo as APAEs e coirmãs. Exibiram trabalhos, Cauã Maurício Querino, Ana Lívia Pawlak, Eduardo Lucas de Souza, Laura Saucedo, Josué Marques Ribeiro, Eliane Vargas, João Victor de Souza, Igor Luiz Dorigon Miler, Vitor Gabriel da Silva Santos, Agatha Carolina Ferreira Antunes, Pierre de Carvalho da Silva, João Vitor Almeida da Silva e Marcos Pereira dos Santos.
Eduardo Lucas de Souza, um dos integrantes do grupo de expositores, destaca-se por se expressar em várias linguagens artísticas. Tem um forte apreço pela música, principalmente pela banda “Malta”; gosta de desenhar os integrantes do grupo, cantar todas as suas canções, que ele conhece com primor. Além disso, o aluno também escreve, compondo e recitando seus próprios poemas.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.