13 de outubro de 2025
Anuncie aqui
Sobre
Fale conosco
De Letra
Poesia
Literatura
Tirando de Letra
Livro
Contos e Crônicas
On-Line
Cultura Digital
Cinema
Vitrine
Oportunidade
Rádio
Cultura em Movimento
Música
Artes cênicas
Fotografia
Memória
Guatá
Bem Viver
Vida saudável
Ecologia
Ciência
Universidade
Geral
Fronteiras
Trinacional
Mulher
Movimentos Sociais
Antirracismo
Povos
Assista
PESQUISAR
Aplicativo ensina quais são os tipos de plástico e como descartar o material
Aplicativo ensina quais são os tipos de plástico e como descartar o material
14 de dezembro de 2021
Compartilhar
Você sabia que, entre 1950 e 2017, foram produzidos 9,2 bilhões de toneladas de plástico em todo o mundo? Isso equivale a mais de uma tonelada por pessoa que hoje habita a Terra. Essa e outras informações e curiosidades estão disponíveis no aplicativo Desplastifique-se (
) criado por um grupo de estudantes da UNILA com o objetivo de auxiliar as pessoas a entenderem o que é o plástico e como descartar da melhor forma esse material tão danoso ao meio ambiente.
Uma capivara simpática, mascote da Universidade, guia o usuário pelo aplicativo, que explica quais são os diferentes tipos de plástico, indica pontos de coleta desses materiais recicláveis e conta com jogos que estimulam o aprendizado.
O aplicativo é voltado para o público jovem, principalmente estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, e nasceu durante as atividades de produção e envase de álcool glicerinado, que foi distribuído durante a pandemia. “A gente estava utilizando muitas embalagens e estávamos preocupados com qual seria a destinação dessas embalagens. Tanto as do álcool glicerinado quanto das bombonas de etanol para fazer a diluição”, comenta Maria Gabriela Azevedo Barras, doutoranda em Energia e Sustentabilidade e uma das integrantes do projeto. “Na pandemia também começou a aumentar o número de deliverys, de lixo plástico, e havia toda a questão do impacto que isso estava gerando. A gente precisa aprender a descartar.” Essas inquietações levaram o grupo a propor um projeto de extensão, com coordenação da docente do curso de Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade Caroline Gonçalves.
Maria Gabriela, na época, estava aprendendo a programar, e seu professor, Lucas Rafael Stefanel Gris, era estudante do curso de Ciências da Computação da UTFPR. Daí nasceu a parceria para desenvolver o aplicativo. “Foi desafiador. Demorou porque tive de aprender muita coisa para fazer o aplicativo. Para ficar com carinha de aplicativo, ter as funcionalidades, ter interação com o público. Além do conteúdo em si”, comenta. Além de Maria Gabriela, trabalharam no conteúdo do aplicativo os estudantes Luis Guilherme Soatos de Jesus, do curso de Engenharia Química, e Gabrielli Ribeiro Lopes da Silva, de Biotecnologia.
Em março, quando os estudantes das redes estadual e privada estiverem de volta às salas de aula, os integrantes do projeto pretendem percorrer algumas escolas não só para divulgar o aplicativo, mas também para utilizá-lo com os alunos, que são o público-alvo do projeto. Até lá, o Desplastifique-se deve receber novas funcionalidades. “Vamos acrescentar informações sobre como evitar o consumo do plástico e não só como tratar o pós-consumo”, adianta Maria Gabriela, para quem o projeto de extensão também ampliou conhecimentos. “A gente vê o quanto precisa mudar os nossos hábitos, consumir menos.”
Por assessoria
Compartilhar
Ecologia
Universidade
ANTERIOR
Curso de extensão da Unioeste, em formato híbrido, promove estudos sobre homeopatia na agricultura
PRÓXIMO
Marco das 3 Fronteiras terá atendimento ampliado na alta temporada
Leia mais
Universidade
Professora surda defende tese de Doutorado na Unioeste Foz
9 de outubro de 2025
Ecologia
Dados sobre biodiversidade e mudanças climáticas são integrados para fomentar conservação
4 de outubro de 2025
Animais
Aves nas metrópoles: canto antecipado, comida no lixo, ninhos em prédios
4 de outubro de 2025
Últimos posts
Educação
Mais brincadeira, menos tela: confira dicas para uma infância saudável
12 de outubro de 2025
Solidariedade
Crianças ganham nova chance de viver graças à doação de órgãos
12 de outubro de 2025
Cinema
Devolução de crianças adotadas é tema de documentário
11 de outubro de 2025
Agenda
Domingo, 12, tem “UNILúdica: aprenda brincando!” no Mercado Barrageiro
11 de outubro de 2025
Segurança Alimentar
Itaipu cadastra profissionais para ministrar oficinas de hortas no PR e MS
11 de outubro de 2025
Agenda
Balaio de Gato, na Morada Sopro de Sol, traz programação alternativa
10 de outubro de 2025
Assine o nosso boletim!
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.
INSCREVA-SE AGORA!