O ano de 2024 é bissexto e, com um dia a mais, terá 366 dias no total. Normalmente o ano tem duração de 365 dias e os meses têm 30 ou 31 dias, sendo somente fevereiro com 28.
Mas, de quatro em quatro anos, ocorre um ano bissexto, com fevereiro tendo 29 dias. Isso acontece para ajustar o ano civil no calendário gregoriano ao ano solar, que é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol de aproximadamente 365 dias e seis horas.
É o que explica a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento.
O calendário gregoriano com as regras para o ano bissexto foi criado pelo Papa Gregório 13, como conta Josina Nascimento. O calendário gregoriano é o vigente para a grande maioria dos países nos dias de hoje.
Quem nasce num dia 29 de fevereiro, afinal, como são registrados? Apesar das possíveis confusões, a resposta é bastante simples: deve seguir a realidade dos fatos. Ou seja, se um bebê nasceu no dia 29 de fevereiro, o registro de nascimento dele deverá ser realizado considerando esta data.
Os cartórios de registro civil, responsáveis por realizar o registro de nascimento de todos os brasileiros, devem proceder retratando fielmente a realidade dos fatos. Ou seja, se uma criança nasceu no dia 29 de fevereiro, o seu registro de nascimento deverá ser feito com essa data. A certificação da data vem descrita no documento que serve de base para o registro em cartório: a Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida pelo hospital e assinada pelo médico no momento do nascimento.
Essa peculiaridade não afeta a disposição de celebrar o aniversário anualmente, é claro. Por certo, o dia 28 de fevereiro ou o primeiro dia de março estarão de bom tom para tamanha alegria de viver.
Para esta quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, há a expectativa por 11 iguaçuenses. Eles nasceram nesse dia, em 2020, e poderão pela primeira vez comemorar o aniversário na data exata em que vieram ao mundo.
Segundo levantamento feito pelo jornal H2Foz, desde 2000, 93 bebês nasceram nos anos bissextos em Foz do Iguaçu. Em 2024, provavelmente haverá mais alguns casos.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.