Com “Antígona”, a atriz grega Irene Papas ganhou o prêmio de melhor atriz do Festival de Berlim, em 1961. . . A adaptação de Antígona – tragédia grega composta a mais de 24 séculos atrás – feita para o cinema por Yorgos Javellas foi lançado em 1961. Nela, Irene Papas é a protagonista e atua […]
Sinopse – Antígona (em grego ANTIGONE) é uma tragédia grega de Sófocles, composta por volta de 442 AC. É cronologicamente a terceira peça de uma sequência de três tratando do ciclo tebano, embora tenha sido a primeira a ser escrita. A personagem do título é Antígona, filha de Édipo, e irmã de Etéocles e Polinice. A história tem início com a morte dos dois filhos de Édipo, Etéocles e Polinices, que se mataram mutuamente na luta pelo trono de Tebas. Com isso sobe ao poder Creonte, parente próximo da linhagem de Jocasta. Seu primeiro édito dizia respeito ao sepultamento dos irmãos Labdácidas. Ficou estipulado que o corpo de Etéocles, receberia todo cerimonial devido aos mortos e aos deuses. Já Polinices teria seu corpo largado a esmo, sem o direito de ser sepultado e deixado para que as aves de rapina e os cães o dilacerassem. Creonte entendia que isso serviria de exemplo para todos os que pretendessem intentar contra o governo de Tebas.
O filme é estrelado É estrelado por Irene Papas no papel-título e foi dirigido por Yorgos Javellas.
.
Atriz premiada – Irene Papas também foi reconhecida por sua participação em outros filmes consagrados como Os Canhões de Navarone (1961) e Zorba, o Grego (1964) e Z (1969 ).
Papas em “Z”, dirigida por Costa Gravas – Foto: reprodução
A atriz “personificava a beleza grega na tela e nos palcos”, afirmou em um comunicado a ministra da Cultura da Grécia, Lina Mendoni. De acordo com a agência estatal ANA, Irene morreu na manhã desta quarta-feira (14). A causa da morte não foi divulgada, mas o estado de saúde da atriz era frágil havia vários anos.
Ela era uma das atrizes gregas mais conhecidas no Exterior, ao lado de Melina Mercouri, e participou de quase 60 filmes durante a carreira de seis décadas. Ela trabalhou ao lado de astros como Richard Burton, Kirk Douglas, James Cagney e Jon Voigt.
Irene Papas recebeu vários prêmios, incluindo o de melhor atriz em 1961 no Festival de Berlim por Antígona e um Leão de Ouro em Veneza em 2009 pelo conjunto de sua carreira.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.