Compositora e recopiladora folclórica, artista plástica e poeta, a chilena Violeta Parra é uma das figuras centrais da arte de seu país. Ela continua a inspirar artistas do Chile e do mundo. No cinema, o diretor Leonardo Beltrán fez o premiado “Cantar con sentido”, como se pode ver no comentário feito em “Elige Cultura“.
A página cultural chilena reproduz o link do filme, diretamente do catálogo Ondamedia, que trata da produção cinematográfica chilena.
“Do campo profundo e carente, até a Europa antiga e distante, lutando sempre adiante, incluso a sua despedida galopante, Violeta Parra exibe suas artes, com sua desventuras mediante”, diz a sinopse do filme, que foi agraciado com o Prêmio Pedro Sienna de melhor curta de animação chilena, em 2017. A obra de Leonardo Beltrán também ganhou prêmios internacionais, como o “Quirino” 2018, na Espanha, de melhor animação iberoamericana, e o Prêmio Cibervoto da Fundação do Novo Cinema Latino Americano, no Festival de Havana, Cuba, em 2018.
O roteiro de “Cantar con Sentido” trata de questões importantes na constituição de Violeta como pessoa e como artista. A biografia, feita em stop motion, também mostra a importância da protagonista no resgate do folclore do Chile.
Sobre Ondamedia
Ondamedia é uma plataforma digital de conteúdos audiovisuais, desenvolvida pelo Ministério das Culturas, Artes e Patrimônio do Chile. Oferece e recebe conteúdos de diversas áreas da criação artística e cultural.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.