Atila Iamarino – Foto: Paloma Sato/Divulgação
Serão seis semanas de eventos gratuitos, voltados à população dos 434 municípios da área de atuação prioritária da Itaipu, no Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul. A primeira rodada será realizada na região Noroeste do Paraná, com seminários em Perobal (22/04), Paranavaí (23/04) e Cianorte (24/04), das 14h às 16h, e em Maringá (25/04), das 9h às 11h.
As inscrições estão abertas no link: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-de-mudancas-climaticas-e-cop-….
Durante os encontros, Atila Iamarino abordará como a população pode identificar, na prática, os efeitos concretos das mudanças climáticas, com base em dados científicos, focados na realidade de cada território. A proposta é estimular novos hábitos e mostrar como ações cotidianas podem fazer a diferença na preservação ambiental e na construção de um futuro mais resiliente.
Os seminários integram as ações do Convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade, executado por meio do programa Itaipu Mais que Energia, e estão alinhados às diretrizes do Governo Federal para o enfrentamento da crise climática e o fortalecimento da educação ambiental.
“A Itaipu tem um histórico bem-sucedido de ações socioambientais, desde a construção da usina. Em 2005, esse compromisso foi incorporado à missão institucional e, em 2023, ampliamos nossa área de atuação para todos os 434 municípios do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri. “Com os Núcleos de Cooperação Socioambiental, criados em 2024 dentro do programa Itaipu Mais que Energia, damos voz às comunidades para que pensem suas realidades e atuem, juntas, diante dos desafios locais e das mudanças climáticas”, completou.
“Dispor do Atila Iamarino nesta atividade reforça o nosso compromisso com disseminar informação científica de qualidade. A ideia é aproximar a ciência das pessoas, mostrando que é possível transformar nosso território com base no conhecimento e na ação coletiva”, afirmou o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni.
A campanha educativa também integra os projetos da Itaipu Binacional e do Itaipu Parquetec para a realização da COP30. “É fundamental que estejamos unidos neste esforço coletivo. A construção de um futuro sustentável depende de conhecimento, responsabilidade e engajamento social. Este é o caminho que trilhamos com essa campanha”, afirma Irineu Colombo, diretor-superintendente do Itaipu Parquetec.
A programação segue no dia 29 de abril em Glória de Dourados (MS) e em Ponta Porã (MS) no dia 30. Em maio, os eventos chegam ao Paraná, com passagens por Guaratuba (06/05), Curitiba (07/05), São José dos Pinhais (08/05) e União da Vitória (09/05). Na segunda quinzena do mês, o cronograma inclui Tibagi (20/05), Irati (21/05), Guarapuava (22/05) e Laranjeiras do Sul (23/05).
Nos últimos dias de maio, os encontros acontecem em Santo Antônio da Platina (27/05), Cornélio Procópio (28/05), Londrina (29/05) e Apucarana (30/05). Já em junho, a jornada se encerra com atividades em Campo Mourão (03/06), Pato Branco (04/06) e Assis Chateaubriand (05/06).
A realização dos seminários contará com o apoio de prefeituras, universidades e diversas instituições, como o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago da Itaipu, que dará suporte ao evento em Assis Chateaubriand.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.