.
Vegetação do Bosque Guarani, região central de Foz do Iguaçu, ao lado do terminal – Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
. Por Guilherme Wojciechowski – H2FOZ
. A Prefeitura de Foz do Iguaçu promoverá, na próxima sexta-feira (13), audiência pública para debater as “propostas de criação de unidades de conservação (UC) em áreas públicas pertencentes ao município”. O evento acontecerá a partir das 18h, no Centro de Educação Ambiental do Iguaçu (CEAI), anexo ao Bosque Guarani.
Leia também: Árvores ao chão para a passagem da Perimetral Leste em Foz do Iguaçu
. Em pauta, a discussão sobre o uso público de locais como o Bosque dos Macacos, no Jardim Ipê; o próprio Bosque Guarani, localizado na área central da cidade, ao lado do Terminal de Transporte Urbano (TTU); e a Trilha do Vietnã, na Vila A, que é alvo de um projeto, desenvolvido por Itaipu Binacional, para a criação de um novo parque na cidade.
. No caso específico do Bosque Guarani, uma das questões envolvidas é a preservação do espaço, que abriga um importante remanescente de mata nativa, em um dos locais com maior pressão imobiliária no perímetro urbano. O zoológico que fazia parte do bosque foi recentemente desativado devido a fatores como a dificuldade de adaptação da estrutura.
. Já o Bosque dos Macacos, no Jardim Ipê, foi tema de grande mobilização popular, no início de 2022, após denúncias de desmatamento irregular. A participação na audiência é aberta à comunidade. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3308-2165 e 3308-3164, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Cartaz de divulgação do evento
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.