Cerca de 11 milhões pessoas ainda são analfabetas no Brasil (IBGE); e a falta de letramento pode reduzir habilidades de expressão, por exemplo, dificultando o diálogo sobre questões emocionais e sociais. Foi a partir dessa reflexão que a escritora Fabiana C.O. decidiu transformar o romance “Sra. Capa” em audiolivro, enredo que aborda saúde mental e sobrecarga feminina, para fortalecer a autoestima e autoconhecimento.
“Sra. Capa” é um livro que dialoga com a realidade de muitas brasileiras. A história escrita por Fabiana C.O. é narrada sob a perspectiva de uma filha que observa sua mãe e a percebe não como uma heroína com superpoderes, mas uma pessoa repleta de lutas, traumas e resiliência. A narrativa virou tema de várias conversas em ONGs, e foi por causa desses diálogos que a autora decidiu dar mais um passo no projeto: transformar o conteúdo escrito em audiolivro para levar reflexões às mulheres independentemente de suas condições.
Romance e leitura
Como utilizar a literatura de forma democrática para falar sobre violências, saúde mental, machismo e a sobrecarga feminina quando 11 milhões de pessoas ainda são analfabetas no Brasil, ou se quase 7 milhões de brasileiros têm alguma deficiência visual? A partir desse questionamento, a escritora desenvolveu o audiolivro em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e disponibilizou a versão nas principais plataformas, como Skeelo, Storytel e Google Play Áudio.
Onde encontrar: Disponível em mais de 10 plataformas. Acesse este link para escutar a obra.
A ação foi feita não somente para tornar a leitura acessível, mas também para alcançar um dos principais públicos-alvo da publicação: mulheres atarefadas que, devido às exigências da rotina, não conseguem parar nem sequer durante algumas horas para ler.
“Através de realidades observadas, decidi transformar letras em voz e frases em palavras ditas. O audiolivro tem a intenção de acolher e se fazer presente entre pessoas com dificuldade em leitura, deficientes visuais e mulheres que ainda não incluíram o ato de ler em sua rotina. Falar sobre capa, sobrecargas, prevenir a depressão e dar luz para a saúde mental precisa ser para todos”, afirma a autora.
Sra. Capa conta a história de Ana, que deixou a Bahia por São Paulo quando era criança para acompanhar a família em busca de melhores oportunidades. Depois de adulta, mãe de 3 e divorciada, tornou-se a única provedora da casa e precisou lidar com as dores de uma vida construída longe dos seus sonhos e do primeiro lar no Nordeste. Durante a adolescência, a primogênita Sol começa a enxergar sua mãe com uma capa nas costas. Já adulta, decide escrever sobre a figura materna na tentativa de se reconciliar com o passado e descobre como aquela imagem idealizada era reflexo da vida de Ana.
Conheça a campanha “Sem ver, posso sentir” neste link.
FICHA TÉCNICA Título: Sra. Capa Autora: Fabiana C.O. Narradora: Ana Maria Morais Produção: Fundação Dorina Nowill Para Cegos Distribuição: Bookwire ISBN: 978-65-01-12069-0 Duração: cerca de 2h45min Preço: R$ 19,70 Onde encontrar: Disponível em mais de 10 plataformas. Acesse este link para escutar a obra.
Livro físico/e-book: Amazon | Site da autora
Sobre a autora: Empresária com MBA em Gestão de Empresas e Negócios, pós-graduação em Filosofia e Autoconhecimento e formação em Marketing de Moda, Fabiana Carvalho de Oliveira nasceu em Guarulhos e mora na capital de São Paulo. Após 15 anos de trabalho no mercado têxtil, decidiu explorar o mercado editorial e conversar com o público feminino ao publicar Sra. Capa. É fundadora do “Eu Posso Ser Você”, espaço de escrita voltado para mulheres. Com essa mudança na carreira, passou a assinar como Fabiana C.O.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.