Dois contos de Julio Cortázar, com narração do autor. (Em espanhol) . . Na rede é possível encontrar alguns dos contos mais famosos do autor argentino, mestre do gênero. Entre eles, “Casa Tomada” e “A continuidade dos parques”. Apresentamos dois deles, na voz do próprio Cortázar. . 1 – Casa tomada Publicado originalmente em 1947 […]
. Na rede é possível encontrar alguns dos contos mais famosos do autor argentino, mestre do gênero. Entre eles, “Casa Tomada” e “A continuidade dos parques”. Apresentamos dois deles, na voz do próprio Cortázar.
.
Publicado originalmente em 1947 em Los Anales de Buenos Aires -revista dirigida por Jorge Luis Borges-, o conto abre o primeiro livro de contos de Cortázar, Bestiario (1951). É um texto que introduz o estilo do autor, em que elementos fantásticos são gradualmente introduzidos a partir de suportes realistas. A história gira em torno de dois irmãos que cuidam de uma casa velha, que eles devem abandonar uma vez que é tomada por estranhos, sobre os quais não se sabe muito. Acima de tudo, é uma narração com grande presença de espaços. No YouTube você pode ouvir Cortázar -com sotaque francês- lendo o texto.
Uma das histórias mais clássicas de Cortázar, que muitas vezes é apresentada como um exemplo de sua capacidade de cruzar histórias na mesma história. Destaca-se pela prosa, na qual se evidencia o belo trabalho de seleção de palavras e gestão rítmica, quase beirando a poesia na fiação das palavras. “Ele desfrutou do prazer quase perverso de romper linha por linha de seu entorno e, ao mesmo tempo, sentir que sua cabeça descansava confortavelmente no veludo das costas altas.” Este conto abre o livro Endgame . e também pode ser ouvido narrado pelo autor no YouTube.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.