.
O e-book “Os Sem Terra e o MST: memórias de lutas e experiências transformadoras” foi lançado recentemente. Organizado por Davi Félix Schreiner, o livro “[…] traduz teórica e metodologicamente como os Sem Terra constituíram-se Sujeitos Individuais e Sujeitos Coletivos de Direitos na luta pela terra, a partir dos anos de 1960. Eles não cruzaram os braços! A cada despejo dos acampamentos às margens das rodovias, ou quando já instalados, mesmo que provisoriamente na terra ocupada, parafraseando José Mujica, não se vergaram, “não se resignaram a derrota” (página 11).
É possível ler ou baixar gratuitamente por meio do site da Editora Navegando – clique aqui e acesse.
Também já está disponível o e-book Atlas da Questão Agrária no Paraná, um esforço coletivo do Observatório da Questão Agrária no Paraná junto a movimentos sociais e povos e comunidades que mostram a diversidade das relações, práticas e dos conflitos pela terra e território paranaenses.
Importante publicação que possibilita uma leitura ampla e crítica sobre o campo paranaense. Os responsáveis pela publicação esperam que o Atlas seja objeto de leitura e divulgação, de uso como material didático e de formação, e acima de tudo que possa contribuir ao debate sobre o Paraná que temos e o que queremos.
Baixe o Atlas da Questão Agrária no Paraná , aqui .
Textos via Sindijor Norte PR, com adaptações. Fontes: MST/Pr e Observatório da Questão Agrária
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.