Confira uma seleção musical que destaca a relação entre poesia concretista e a música popular brasileira através das décadas. A trilha sonora do nº 166 do jornal Cândido – edição especial sobre o concretismo – reúne faixas inspiradas pela poesia concretista. Entre elas, clássicos da tropicália, como “Batmacumba” e “Acrilírico”, além de canções de Arnaldo […]
Confira uma seleção musical que destaca a relação entre poesia concretista e a música popular brasileira através das décadas.
A trilha sonora do nº 166 do jornal Cândido – edição especial sobre o concretismo – reúne faixas inspiradas pela poesia concretista. Entre elas, clássicos da tropicália, como “Batmacumba” e “Acrilírico”, além de canções de Arnaldo Antunes.
Artigo assinado pela jornalista Isa Honório resgata a história da conexão entre música popular e literatura de vanguarda ao longo da segunda metade do século 20, da bossa-nova ao new wave:
Quem abre a seleção é “Bat Macumba”, de Gil e Caetano, do álbum Tropicália ou Panis et Circensis (1968) e interpretada pelos compositores, Gal Costa, Gilberto Gil e Os Mutantes. Sua letra, que poderia facilmente formar um poema concreto, apresenta a repetição de palavras, o que contribui tanto com a formação visual do poema, quanto com o seu aspecto percussivo.
Seguimos com “Acrilírico” (1969), destaque entre as composições de Veloso e marcada pelos neologismos. É o compositor, aliás, que ocupa grande parte desta lista, que também contém três faixas de seu sétimo disco, Jóia (1975): “Guá” e a dobradinha “Asa Asa” e “Lua, lua, lua, lua”. O álbum, que veio logo depois de Araçá Azul (1973), é marcado pela experimentação e minimalismo, com letras que destacam a repetição. Nas décadas seguintes, Caetano continuou alimentando sua obra com poesia concreta – por exemplo, a faixa “Circuladô de Fulô”, do álbum Circuladô (1991), que traz o poema homônimo de Haroldo de Campos, publicado no livro Galáxias (1984).” (Trecho de Isa Honório em “Trilha Sonora”, artigo publicado no Cândido 166)
Leia o texto completo e acesse a playlist no Spotify no link da bio ou em: https://www.bpp.pr.gov.br/Candido/Noticia/TRILHA-SONORA-Playlist-Concreta
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.