No próximo dia 07 de abril às 19h a AH2T – Associação de Hip Hop e Fórum de Dança – apresenta sessão gratuita no Cine Panambi, o evento marca a estreia do média metragem documental “Batalha Viva”, que faz um recorte da cultura hip hop a partir do seu histórico e desenvolvimento em Toledo. O documentário é uma produção da AH2T, com realização do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria de Cultura de Toledo.
Para garantir lugar na sessão de estreia, e assistir ao documentário que traz artistas e agentes culturais locais contando um pouco de suas histórias e expressões urbanas em Toledo, é preciso retirar ingresso no Cine Panambi uma hora antes da exibição. O evento é aberto a toda comunidade e seu objetivo é divulgar o documentário, promover a democratização de acesso ao cinema e valorizar a produção audiovisual local.
O projeto Batalha Viva foi aprovado na segunda fase dos editais municipais da Lei Paulo Gustavo em 2024 e trata-se de um média metragem documental de aproximadamente 50 minutos, que trabalha um recorte da cultura hip hop de Toledo: o protagonismo de três elementos do hip hop e a institucionalização de uma das primeiras organizações da sociedade civil do oeste do Paraná no segmento da cultura e arte urbana.
Artistas locais reconhecidos pelo seu trabalho na esfera cultural e social participaram do documentário, como o grafiteiro Isaac Souza de Jesus e a coreógrafa e produtora cultural Fernanda Fetter. Ambos se dizem orgulhosos dessa participação e julgam a produção um importante documento de contribuição da memória artística e cultural local. “A cultura hip hop está muito presente em Toledo e merece esse espaço e reconhecimento” comentou Fernanda Fetter.
Batalha Viva ainda documentou relatos e vivências de artistas e agentes culturais de outros segmentos e foi 100% produzido por trabalhadores criativos de Toledo, contribuindo com a economia da cadeia cultural local. O filme ficará disponível ainda nas plataformas digitais e conta com acessibilidade de libras.
A Associação de Hip Hop e Fórum de Dança é a primeira instituição sem fins lucrativos a ser fundada, em meados de 2016, em Toledo e região para valorização, difusão e fomento do Hip Hop, principalmente das danças urbanas. A AH2T têm diversos projetos ativos de ensino de danças urbanas em parceria com a Cia de Dança 5E e realiza anualmente diversos eventos, como o Let’s Dance e a Mostra de Hip Hop, seu protagonismo local e regional lhe garantiu ainda o Prêmio Construção Nacional do Hip Hop – promovido pelo Ministério da Cultura, do qual ficou em primeiro lugar com nota máxima, entre as instituições selecionadas na região Sul do Brasil.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.