Bela ilha Bela
Uma viagem com Danielly Ovsiany Becker
(texto e fotografias)
.
“As viagens que fazemos nos trazem mais do que descanso e lazer, nos proporcionam conhecimento, interação com o meio, ambiente e social, e memórias inenarráveis!
Durante minha visita à Ilha Bela – litoral norte de São Paulo, tive a maravilhosa oportunidade de realizar a travessia da ilha de oeste a leste por uma estrada construída por escravos no ano de 1870. A estrada, que tem 18 km de extensão, liga a praia dos Castelhanos (linda por sinal) a praia do Perequê. Esse trajeto somente pode ser feito a pé ou em veículos de tração 4×4 devido às condições do ambiente (cascalho, subidas e descidas fortes próximas a desfiladeiros).
Cachoeiras da Ilha: dos 3 tombos e da Toca
A viagem, de jipe, dura cerca de um hora. Mas o trajeto, mesmo que dificultoso e um tanto desconfortável, é muito agradável, pois há paradas para contemplar as belezas da serra (cachoeiras, piscinas naturais, fontes de água mineral).
Fonte de água mineral que nasce no alto da serra,
parada obrigatória pra banho e tomar água
Contando um pouco da história do local, a estrada era utilizada pelos escravos para transportar cachaça da praia dos Castelhanos, local onde havia um engenho, até o outro lado da ilha, onde o produto seguia para Santos. Hoje o local onde funcionava o antigo engenho cede lugar a um charmoso restaurante!
Com certeza é uma aventura que vale a pena ser vivida!”
(Danielly O. Becker)
___________________________
Danielly Ovsiany Becker é professora de Matemática na rede pública estadual de educação, em Foz do Iguaçu, Pr.