Setores específicos precisam se atualizar para atender à população idosa que cresce rapidamente. . O brasileiro está vivendo mais, segundo informações divulgadas em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. De 1940 a 2018, a expectativa de vida do brasileiro aumentou, em média, 30,8 anos: passou de 45,5 anos para 76,3 anos. […]
.
O brasileiro está vivendo mais, segundo informações divulgadas em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. De 1940 a 2018, a expectativa de vida do brasileiro aumentou, em média, 30,8 anos: passou de 45,5 anos para 76,3 anos. .
O processo vem se sustentando e aumentando além das expectativas dos pesquisadores, contou à epoca o geriatra e professor da Faculdade Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Paulo Formighieri. Mas o professor alerta para o fato de esse maior tempo de vida não vir necessariamente acompanhado da mesma qualidade de vida. .
Formighieri conta que existem movimentos e iniciativas voltadas para essa nova realidade. Mas, como a mudança vem ocorrendo de forma muito rápida, a pressão por serviços específicos para atender a essa população deve crescer, exigindo atualização de vários setores. O professor explica que o aumento dessa demanda estava previsto, mas não de modo tão rápido e por tanto tempo. Para ele, ainda não está claro até quando vai essa tendência.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.