Conheça o caderno digital que é publicado sob responsabilidade do grupo de pesquisa Maloca, ligado à Unila. Acaba de ser publicado o dossiê sobre racismo ambiental no Caderno Maloca, organizado por João Pena (UNEB), Céline Veríssimo (UNILA) e Maurício Santos (UFMG). O Caderno Maloca é uma revista de divulgação científica do grupo de pesquisa Maloca, […]
Acaba de ser publicado o dossiê sobre racismo ambiental no Caderno Maloca, organizado por João Pena (UNEB), Céline Veríssimo (UNILA) e Maurício Santos (UFMG). O Caderno Maloca é uma revista de divulgação científica do grupo de pesquisa Maloca, da UNILA.
O dossiê tem dois volumes: o primeiro é Racismo ambiental: Onde está Nkisi? Capitalismo e a destruição da vida ; já o segundo é intitulado Racismo ambiental: Onde está yvy marã e’y? População afro-brasileira e indígena em contexto de pandemia.
Os dois volumes trazem entrevistas com ativistas, artigos de especialistas sobre o tema e a tradução de um texto de Robert Bullard, pioneiro nos estudos sobre racismo ambiental nos EUA. O dossiê se debruça sobre crimes ambientais e o impacto do racismo ambiental em comunidades negras e indígenas, problema agravado no contexto da pandemia de Covid-19.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.