Balões sobre Yguazú, cidade povoada por imigrantes japoneses no Paraguai. – Foto: Gentileza / Prefeitura de Yguazú
De H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski Localizada a 41 quilômetros da Ponte da Amizade, a cidade de Yguazú, no Paraguai, receberá, até domingo (31), uma prova do Campeonato Mundial de Balonismo.
Organizado pela Latin America International Balloon Festival, o evento reúne cerca de 40 balonistas, procedentes de 20 países.
Conforme a programação, as etapas diárias estão marcadas para o início da manhã, no período entre as 6h e as 9h. O objetivo é o melhor aproveitamento dos ventos que sopram nas primeiras horas do dia nos campos da cidade paraguaia da fronteira.
De acordo com os organizadores, os nomes mais famosos incluem Endo Mamoru, campeão japonês com 35 anos de experiência; Girts Vilks, campeão da Letônia; e Giles Leclercq, balonista francês conhecido internacionalmente.
O Brasil também tem representantes no evento de balonismo no Paraguai, como o tricampeão nacional Warley Macedo. Ademais, há participantes de nações como Malásia, Países Baixos (Holanda), Austrália, Nova Zelândia, Argentina e Coreia do Sul.
Já para quem quiser sentir o gostinho de voar, dois balões estarão disponíveis, diariamente, na praça central de Yguazú. No local, acontecerá até domingo a Expo Yguazú, principal feira agroindustrial do município paraguaio fundado por japoneses.
As atividades com os balões fixos (presos a uma corda), que subirão a até 30 metros de altura, ocorrerão das 16h às 20h. Conforme o tarifário divulgado, os bilhetes custarão G$ 150 mil (cerca de R$ 110) por pessoa, com venda exclusivamente no local e por ordem de chegada.
Crianças com menos de 10 anos não pagarão ingresso, mas todos os menores, independentemente da idade, deverão estar acompanhados por um adulto responsável. Em caso de condições climáticas adversas no Paraguai, os embarques serão suspensos.
Para saber mais sobre as atividades da Expo Yguazú, como o Carnaval Japonês, clique aqui.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.