Com um repertório que faz parte dos pilares da nossa música, o projeto marca os 10 anos do lançamento do primeiro álbum do grupo. De lá para cá, traçaram o seu perfil inconfundível na música instrumental brasileira, adentrando no cenário com uma atmosfera própria.
Neste disco, eles revisitam clássicos e atribuem-lhes a personalidade singular do quinteto. “Casa de Bituca” traz canções de Milton com parceiros como Fernando Brant, Lô Borges e Marcio Borges. As exceções são a faixa bônus “Guerra e Paz I” (Hamilton de Holanda), que já figurava no disco Brasilianos 3, e “Mar da Indiferença” (Hamilton de Holanda/ Marcos Portinari), canção inspirada na triste foto do menino sírio que virou um símbolo do tenso momento em que vivemos.
Nesta última, o bandolinista assume pela primeira vez os vocais em uma gravação. O quinteto ensaiou e gravou o álbum em dois dias. Em junho de 2016, os músicos foram para o estúdio com a intenção de gravar alguns vídeos, celebrar o aniversário do grupo e levantar um novo repertório. Esse momento de concentração e efervescência de ideias desembocou em “Casa de Bituca”. No final do mesmo ano, reuniram-se em Juiz de Fora para gravar com o homenageado, que cantou um ‘coral mineiro’ na música “Bicho Homem”. Além das vozes de Hamilton e de Bituca, que também participa na faixa bônus, o disco também contou com a participação da cantora Alcione, que deixou a sua interpretação emocionante na gravação de “Travessia”. (Comentário de Biscoito Fino, escrito em 2020, em canal de Youtube).
As faixas do disco: 00:57 BICHO HOMEM (Part. Milton Nascimento) 05:53 BOLA DE MEIA, BOLA DE GUDE 08:50 CLUBE DA ESQUINA Nº 2 12:50 MARIA TRÊS FILHOS 15:27 MAR DA INDIFERENÇA 19:38 PONTA DE AREIA 25:02 CONVERSANDO NO BAR (SAUDADES DOS AVIÕES DA PANAIR) 30:47 CANÇÃO DA AMÉRICA 34:21 VERA CRUZ 38:55 TRAVESSIA (Part. Alcione)
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.