Objetivo da Escola de Inverno da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica é o aperfeiçoamento dos professores do ensino básico no Brasil – Foto: Reprodução/Freepik
. Ao longo de cinco dias, a Escola de Inverno oferecerá dez minicursos. O encerramento do evento será no dia 30, sábado, às 9 horas, com uma videoconferência com a participação de representantes da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica e da Undime. “As atividades são independentes, cabendo ao interessado escolher qual ou quais minicursos deseja assistir”, como informa a cátedra. Serão concedidos atestados de participação em cada minicurso. Informações sobre como obter os atestados estão disponíveis neste link.
Dia 25 de julho 15 horas: Formação continuada, mundo do trabalho e profissão docente (Bernadete Gatti e Nilson Machado) 18 horas: Dilemas da contemporaneidade e transversalidade (Ana Paula Magalhães, Luís Carlos de Menezes e Maria Eliza Mattosinho)
Dia 26 de julho 15 horas: O lugar da dádiva na constituição do ser humano (Nilson Machado) 18 horas: Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares (Fernanda Brando e Giselle Alves Martins)
Dia 27 de julho 15 horas: Tecnologias emergentes e métodos ativos na educação básica (Daniel Puig, Leandro Yanaze e Jorge Whittaker) 18 horas: Juventudes, trabalho e práticas sociais (Daniela Kovács, Felipe Caetano, Maria Inês Fini, Ricardo Henriques e Sandra Cavalcante)
Dia 28 de julho 15 horas: Descolonizando a gestão no cotidiano escolar (Bárbara Carine Pinheiro e Ivanilda Amado) 18 horas: Piaget para professores da educação infantil (Lino de Macedo)
Dia 29 de julho 15 horas: Currículo e diferenças: experiências exitosas (Fabiana Lima e Mille Fernandes) 18 horas: Projetos de Estado-nação-educação em disputa no bicentenário da Independência do Brasil (André Luiz de Figueiredo Lázaro, Ione Celeste Jesus de Sousa, Márcia Aparecida Jacomini e Valter de Almeida Costa)
A Escola de Inverno, iniciativa da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), acontece de 25 a 29 de julho, às 15 e às 18 horas, no canal da Cátedra Alfredo Bosi no Youtube. Grátis. Não é necessário fazer inscrição. Mais informações estão disponíveis no site da cátedra.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.