Serviço exibe produções cearenses e homenageia Rosemberg Cariry. Também estão abertas as inscrições para participar da seleção de curtas brasileiros para mostra a ser organizada pela plataforma. O serviço de streaming gratuito Siará+ — assim mesmo, com “S-I” no início — é o primeiro voltado à distribuição de produções cearenses e busca ampliar o alcance […]
A ideia é que a plataforma também seja usada como ferramenta educativa em escolas, mostras e cineclubes.
Cinquenta títulos, entre curtas e longas de ficção, animações, videoclipes e documentários, já estão disponíveis no site siaramais.cultura.ce.gov.br. Novas produções serão adicionadas em breve.
O lançamento foi no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, e homenageou o cineasta Rosemberg Cariry, pelos seus 50 anos de carreira. Conhecido por sua linguagem poética e forte vínculo com a cultura popular, Cariry tem uma das filmografias mais importantes do cinema brasileiro.
Durante o evento, foi exibido o longa “Lua Cambará: Nas Escadarias do Palácio”, em cópia restaurada pelo Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque. O filme, com Enrique Diaz e Dira Paes, também estará disponível no Siará+.
Até 24 de agosto, estão abertas as inscrições da Chamada Pública do Cineteatro São Luiz, que vai selecionar 30 curtas brasileiros, produzidos entre 2020 e 2025, para uma mostra online na plataforma.
Tela de abertura da plataforma Siará+ – Imagem: reprodução
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.