José Saramago, intelecutal português, prêmio Nobel de Literatura (Foto: divulgação)
O centenário de nascimento do escritor português José Saramago será celebrado pelo Museu da Língua Portuguesa ao longo do ano. Começa nesta quinta-feira, 10, com uma série de cinco lives que contará com a participação de autores para comentar e debater as obras principais do vencedor do Nobel de Literatura de 1998. Intitulada Jornada Saramago 100 Anos, o evento é uma parceria da instituição com a Fundação José Saramago, de Portugal, e a editora Companhia das Letras.
Convidado da abertura, o escritor Julián Fuks vai comentar o livro Ensaio Sobre a Cegueira. A live será transmitida às 19h nos canais da Companhia das Letras e do @museudalinguaportuguesa no YouTube e no Facebook da @fjsaramago.
Em “Ensaio sobre a cegueira”, uma terrível “treva branca” vai deixando cegos, um a um, os habitantes de uma cidade. Com essa fantasia aterradora, Saramago nos obriga fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu.
Mais Saramago – As outras lives gratuitas contarão com Leyla Perrone-Moisés, no dia 16, discorrendo sobre Um Sobrevoo da obra de Saramago; Andréa del Fuego faz leitura acompanhada sobre O Evangelho Segundo Jesus Cristo, no dia 24; Pilar del Río, viúva de Saramago, conversa com Ricardo Viel sobre o pensamento humanista de escritor português, dia 28; e, no dia 31, Jeferson Tenório encerra essa programação discorrendo sobre A Jangada de Pedra.
As lives começarão sempre às 19 horas, exceto a do dia 16, que começará às 17h.
. O autor
De família humilde, José de Sousa Saramago nasceu em 16 de novembro de 1922 em Azinhaga, uma aldeia do Ribatejo, em Portugal. Tornou-se um escritor prolífico, autor de romances, contos, peças, crônicas e poemas. Entre suas obras mais conhecidas, estão O Evangelho Segundo Jesus Cristo, A Viagem do Elefante e Ensaio sobre a Cegueira, este vertido para o cinema por Fernando Meirelles em 2008. Saramago morreu aos 87 anos, em 18 de junho de 2010, em Lanzarote, nas ilhas Canárias.
.
. SERVIÇO:
Jornada Saramago
– 10/3 – Julián Fuks fala sobre O Ensaio Sobre a Cegueira.
– 16/3 – Leyla Perrone-Moisés – Um sobrevoo da obra de Saramago.
– 24/3 – Andréa del Fuego faz leitura acompanhada sobre “O Evangelho Segundo Jesus Cristo.
– 28/3 – Pilar del Río conversa com Ricardo Viel sobre o pensamento humanista de Saramago.
– 31/3, Jeferson Tenório fala sobre “A Jangada de Pedra”.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.