Em comemoração ao 1 de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, o Centro Acadêmico de Cinema Gomes e Giardina — UNILA promove uma sessão debate do filme “A Classe Operária Vai ao Paraíso”, do diretor italiano Elio Petri. A exibição do filme ocorrerá no dia 2 de maio (sexta-feira), às 18 horas, na sala 202-5 do campus Jardim Universitário da Unila. A programação, gratuita, é aberta ao público externo da Universidade.
Lançado em 1971, “A Classe Operária Vai ao Paraíso” foi vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes. É obra-prima de Elio Petri e um dos grandes filmes do cinema político italiano. Ao som da brilhante trilha sonora de Ennio Morricone, Elio Petri constrói um estudo seminal sobre as relações de trabalho no capitalismo. É um drama político e representa o processo de tomada de consciência de um trabalhador de fábrica, que, após sofrer um acidente de trabalho, começa a questionar seu papel como uma simples ferramenta do sistema de produção, sua participação sindical e sua aproximação ao movimento revolucionário da segunda metade do século XX.
Após sua exibição, haverá uma roda de conversa sobre o filme e a sua temática. A atividade, mediada por Franco Vergara e Tamires Souza, graduados em Cinema, contará com a participação especial da professora doutora Cristiane Checchia, docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, onde atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA).
Trazemos ao presente que o ano de 1886 marca um marco histórico na luta dos trabalhadores. Em um contexto de grandes mobilizações em diversas indústrias, organizações e sindicatos levantaram suas vozes para exigir: 8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de descanso. Augusto, Samuel, George, Louis, Adolph, Albert, Michael e Oscar — oito líderes libertários — ficaram conhecidos como os MÁRTIRES DE CHICAGO, ao serem julgados e mortos pelos poderes de fato.
Este fato marca o início do que hoje conhecemos como o Dia Internacional dos Trabalhadores.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.