O Centro Cultural Teatro Guaíra abriu na segunda-feira (9) as inscrições para a 25ª edição do Festival Espetacular de Bonecos, que será realizada entre os dias 12 e 19 de julho de 2026, em Curitiba. As companhias e grupos de teatro terão até o dia 5 de abril para se inscreverem para ocupar as 25 […]
O Centro Cultural Teatro Guaíra abriu na segunda-feira (9) as inscrições para a 25ª edição do Festival Espetacular de Bonecos, que será realizada entre os dias 12 e 19 de julho de 2026, em Curitiba. As companhias e grupos de teatro terão até o dia 5 de abril para se inscreverem para ocupar as 25 vagas abertas no edital. Serão investidos R$ 212,5 mil entre cachês e demais custos.
Consolidado como um dos principais eventos do gênero no País, o festival chega à sua edição comemorativa com novidades no edital, especialmente nas categorias de inscrição e no modelo de curadoria, que passaram por reformulações.
As mudanças têm como objetivo atualizar o formato do festival, ampliar o diálogo com diferentes linguagens do teatro de animação e refletir a diversidade da cena contemporânea, sem perder de vista a trajetória histórica do evento, criado em 1991 e reconhecido nacional e internacionalmente como referência na arte bonequeira.
Imagem em destaque: bonecas produzidas pelo artista Evaldo Barros – Fotos: Stephanie D’Ornelas / AEN
Quase 4 mil espectadores acompanharam os espetáculos no ano passado, em que o Festival reuniu 25 companhias e grupos de teatro de bonecos.
Assim como em edições anteriores, o edital mantém a possibilidade de inscrição de empresas e companhias de fora do país, desde que possuam pessoa jurídica constituída no Brasil, o que reforça o caráter internacional do evento e amplia o intercâmbio artístico.
Os espetáculos selecionados irão compor a programação do festival, que tradicionalmente ocupa diferentes espaços culturais de Curitiba, como o Centro Cultural Teatro Guaíra, o Teatro José Maria Santos e áreas externas, aproximando o teatro de bonecos de públicos diversos e de todas as idades.
O edital completo, com informações detalhadas sobre categorias, critérios de seleção, curadoria e prazos, está disponível no site oficial do Centro Cultural Teatro Guaíra.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.