“É Nóis na Cena” promove de forma gratuita, uma imersão em artes cênicas, para a criação de uma peça teatral. O projeto é voltado para adolescentes entre 14 e 18 anos e o seu desenvolvimento envolve ainda oficinas de teatro como recurso educativo para a produção artístico cultural. As inscrições são gratuitas e os pais e/ou responsáveis devem assinar autorização para os participantes menores de 18 anos.
Para participar é preciso realizar inscrição presencialmente no CEU das Artes ou através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdxz-LcGM93bgu5mCqhETawV6_x8Pt0V9yBqdWeRKlKCDnULA/viewform
Oficina artística no CJU Europa, em Toledo – Foto: divulgação
As atividades iniciam no dia 7 de agosto e seguirão em encontros semanais, inicialmente às quintas feiras, das 14h30 às 17h30, no auditório do CEU das Artes Toledo. O projeto irá realizar 12 encontros iniciais com oficinas de teatro, de agosto a outubro, para acesso e ensino de práticas como improvisação, expressão corporal, palhaçaria, figurino, maquiagem, entre outros.
Em seguida, de outubro a dezembro, inicia-se a etapa de criação do espetáculo, que será feita de forma coletiva entre os participantes e a coordenadora de atividades, Alessandra Bastos – atriz e mestre em história social e educação. Por fim, o projeto encerra com a apresentação do espetáculo, aberta ao público e que acontecerá de forma gratuita no CEU das Artes.
O projeto foi aprovado no edital de Fomentos Multiartes da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, e viabilizado através de recursos da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc, do Ministério da Cultura – Governo Federal. Também recebe apoio da Secretaria de Cultura de Toledo, com a cedência de espaço em equipamento público cultural para realização da atividade.
O principal objetivo desta iniciativa é descentralizar ações culturais do teatro utilizando a estrutura pública cultural disponível no município.
A “Palhaça Cuíca”, personagem da atriz Alessandra Bastos – Foto: divulgação / acervo pessoal
Alessandra Bastos, artista proponente do projeto, dá vida à “Palhaça Cuíca” e já atuou como professora de teatro em organismos ligados à administração de Cascavel. Em Toledo, foi instrutora de teatro para adolescentes nos CJUs Coopagro e Europa. Alessandra, que recentemente esteve em uma jornada de apresentações circenses e oficinas por alguns estados brasileiros, agora dividirá sua experiência com jovens e adolescentes interessados em integrar o projeto ”É nóis na cena”.
Ela resume a ideia. “Nossa intenção é promover um espaço em que os jovens se sintam seguros e estimulados a desenvolver sua expressão, a debater temas importantes e, a partir disso, criar um espetáculo que dê voz às questões que permeiam a adolescência.”
Para detalhes e inscrição no projeto, acesse @ehnoisnacena no Instagram, use o formulário ou contate presencialmente o CEU das Artes Toledo.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.