. A Ciencia del Sur, principal meio de divulgação científica do país, organiza o II Festival Internacional de Ciências do Paraguai no final de junho e início de julho. Com o lema “Descobri e compartilhei o futuro” , o evento será realizado na capital Assunção, e nas cidades de Ciudad del Este, Presidente Franco e Hernandarias, na província fronteiriça de Alto Paraná. Inteligência artificial, diversidade e biodiversidade e astrofísica são os três temas desta edição.
.
Participantes do Primeiro Festival Internacional de Ciências do Paraguai. (Foto: Cortesia de Science of the South)
. Nesta edição, que começa no dia 27 de junho e termina no dia 3 de julho, as atividades vão girar em torno de três temas principais: diversidade e biodiversidade, inteligência artificial e astrofísica e astronáutica. Cerca de vinte pesquisadores, pesquisadores e divulgadores protagonizarão o encontro que visa promover a construção da cultura científica e tecnológica no Paraguai. . Palestras, painéis de discussão, ciclo de webinars, workshops científicos, fórum de ciência e negócios, visitas escolares, festa das estrelas , observação astronômica e observação de aves fazem parte da programação. Várias das atividades serão voltadas para crianças e adolescentes, enquanto a festa das estrelas (acampamento astronômico) é para toda a família. A maioria das atividades será aberta e gratuita, desde que as pessoas interessadas em participar se registrem oficialmente. . A organização do festival disponibilizou o seguinte link de inscrição https://forms.gle/2c8nN2TseXmShgsRA .
O Dr. Benjamín Barán , cientista da computação, é o personagem paraguaio destacado. Um pesquisador que se interessou por computação quântica e inteligência artificial. Ganhou o Prêmio Nacional de Ciência e é pesquisador do CONACYT PRONII III. Ele também é um divulgador da Ciencia del Sur. . O convidado estrangeiro é o professor Leandro Abaroa, astrofísico e pesquisador do CONICET argentino. Ele é especialista em buracos negros.
. A homenageada deste ano será a Dra. Branislava Sušnik , antropóloga e etno-historiadora que contribuiu enormemente para a história social e antropologia do Paraguai. Estudou e acompanhou diversas etnias ao longo de sua carreira em nosso país. Em 1992, ela foi a primeira pesquisadora a ganhar o National Science Award. O ciclo de webinars leva seu nome, e Ciencia del Sur pediu à Prefeitura de Ciudad del Este que nomeasse uma rua em sua memória.
O Festival de Ciências inclui uma atividade de observação astronômica para toda a família. (Foto: Cortesia de Science of the South)
. O evento especial para toda a família é o acampamento astronômico “Star Party Hernandarias 2023”, que acontecerá de sexta-feira, 30 de junho, a domingo, 2 de julho, na praia de Tacurú Pucú, em Hernandarias. Os interessados devem se inscrever para participar do evento. . Além disso, está incluída uma observação astronômica aberta a todos os cidadãos no sábado, 1º de julho, a partir das 20h30. .
O II Festival Internacional de Ciências do Paraguai é organizado pela Ciencia del Sur e patrocinado pelo Museu de Ciências (MuCi) , o Instituto de Patologia e Pesquisa , a Universidade Iberoamericana , a Universidade Comunera e a Universidade Privada do Oriente . E conta com o apoio do Instituto Argentino de Radioastronomia , Itaipu Binacional , Astronomia do Paraguai, TransferTeQ, AstroMinga, da cidade de Minga Guazú e do Clube AstroCiência e Tecnologia de Ciudad del Este. . Tem o aval acadêmico e científico do Instituto Argentino de Radioastronomia e do Instituto de Patologia e Pesquisa do Paraguai.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.