As inscrições para a 11ª edição do Curso de extensão em Histórias e Culturas Indígenas, realizado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e pela Universidade da Integração Latino Americana (Unila), estão abertas até o dia 11 de outubro. O curso é gratuito e será realizado na modalidade de ensino remoto entre os dias 4 e 26 […]
As inscrições para a 11ª edição do Curso de extensão em Histórias e Culturas Indígenas, realizado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e pela Universidade da Integração Latino Americana (Unila), estão abertas até o dia 11 de outubro. O curso é gratuito e será realizado na modalidade de ensino remoto entre os dias 4 e 26 de novembro de 2026. Há 70 vagas disponíveis, conforme detalha o edital do curso.
As inscrições vão até o dia 11 de outubro. Com 70 vagas disponíveis, o curso é gratuito e será realizado entre os dias 4 e 26 de novembro de 2026 – Imagem: Cimi / Foto: Helen Loures
O curso de extensão é direcionado a pessoas que atuam em espaços formativos e educativos e voltado para agentes de movimentos e pastorais sociais, professores de educação básica e superior, estudantes universitários, lideranças indígenas, operadores do direito e defensores dos direitos humanos e dos direitos dos povos indígenas. Não é exigida titulação escolar ou acadêmica para a participação no curso, que será certificada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unila.
As pessoas interessadas no curso devem preencher o formulário de inscrição online com suas informações básicas até o dia 11 de outubro. Junto à inscrição, deve ser enviado um texto de 1800 a 2000 caracteres com espaço, arguindo sobre o “contexto atual da política indigenista no Brasil”.
A carga horária do curso é de 180 horas, distribuídas em atividades remotas síncronas e assíncronas e 50 horas destinadas à realização de um ensaio com a supervisão de um(a) orientador(a). Os(as) cursistas terão até o dia 11 de janeiro de 2027 para entregar o trabalho final.
As aulas síncronas (ao vivo) ocorrerão de segunda a quinta-feira das 19h às 22h. As aulas assíncronas ocorrerão de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 ou 14h às 17h30 a critério do(a) cursista.
O curso, ofertado anualmente desde 2016, tem como objetivo eliminar o preconceito étnico-racial, valorizar os saberes e práticas dos povos originários e formar multiplicadores para a abordagem do tema das histórias e culturas indígenas.
A iniciativa busca contribuir para a inserção dos cursistas em seus contextos de atuação e para a implementação qualificada da Lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do estudo de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas do país.
A divulgação da primeira chamada para as pessoas selecionadas para o curso será divulgada no dia 12 de outubro, com prazo de confirmação até o dia 19 do mesmo mês. Nova chamada para eventuais vagas remanescentes será divulgada no dia 20 de outubro.
Os conteúdos que serão abrangidos pelo curso incluem:
Realização: Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila)
Formato: ensino remoto Prazo para inscrições: 11 de outubro
Período de aulas: 4 a 26 de novembro de 2026 Carga Horária: 180h, divididas entre aulas remotas (síncronas e assíncronas) e 50h para a realização do trabalho final
Edital de seleção
Formulário de inscrições
Contato: Cimi: curso.indigenismo@cimi.org.br UNILA: extensao.indigenismo@unila.edu.br
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.