Após passar por comunidades indígenas, quilombolas e espaços comunitários na Argentina e no Brasil, o projeto Cine Verde em Bici se prepara para suas duas últimas exibições no Paraguai. O cinema itinerante gratuito, que percorre a Tríplice Fronteira de bicicleta, já realizou sessões na Aldeia Yryapú (ARG), Comunidade Bubas (BR), Quilombo Horta do Seu Zé e Dona Laíde (BR) e Tierra sin Mal (ARG) , promovendo encontros culturais e reflexões sobre o meio ambiente e os territórios.
As próximas exibições acontecem nos dias 21 e 22 de fevereiro , na Comunidade Comuneros, em Minga Guazú, e na Comunidade Santa Ana, em Ciudad del Este , trazendo filmes sobre ancestralidade, ecologia e identidade. Além das exibições ao ar livre, o evento oferece pipoca artesanal, sucos naturais e rodas de conversa.
Com apoio de Lei Paulo Gustavo de Foz do Iguaçu , o Cine Verde em Bici reforça o cinema como ferramenta de troca e mobilização comunitária, encerrando sua jornada com a proposta de fortalecimento de redes culturais na região.
“Com uma bicicleta especialmente adaptada, levamos sessões de cinema para lugares onde o ‘curtir um cineminha’ pode ser um desafio, abordando temáticas urgentes como agroecologia, sustentabilidade e questões socioambientais”, diz Adrielle Chiceri – Idealizadora e Produtora.
Cada curadoria de filmes e curtas-metragens foi ajustada com base nas questões específicas de cada território, considerando as particularidades culturais e ambientais de cada região.
Crianças brincam durante programação do Cine Verde Bici em Puerto Iguazú, AR. – Foto: captura de tela
O projeto já alcançou mais de 250 pessoas, principalmente crianças, que se encantaram com a seleção de filmes. As exposições incluíram animações infantis e mini documentários, todos abordando temas como agroecologia e sustentabilidade.
5° Exposição – Centro Comunitário los Comuneros – Minga Guazú
Data: 21 de fevereiro Local: Centro Comunitário da Comunidad lo Comuneros próximo da Escuela Agrícola de Minga Guazú, Alto Paraná – PY
Programação:
● 16h : Exibição dos filmes:
○ Hijos de la Tierra – Diretores: Axel O’Mill, Patxi Uriz Domezáin
○ Abuela Grillo – Direção: Denis Chapon
○ El Camino del Jejy’a – Produção: Coty Pasian
● Classificação: Livre
● Atividades: Distribuição de pipoca e sucos naturais
6° Exposição – Comunidad Santa Ana – PY
Data: 22 de fevereiro Local: Añua Roga – Comunidade Santa Ana – Ciudad del Este – PY
● 16h : Exibição dos filmes
○ Ficus – Direção:Isabela Beatles – Produção Natalia Castro
○ Abuela Grillo – Dirección: Denis Chapon
○ El Viaje de Gaia – Dirección: Pablo Rodríguez Jáuregui.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.