O Cine Verde em Bici, um projeto de cinema gratuito e itinerante, que inicia sua jornada pela região da tríplice fronteira, buscando impactar territórios como: comunidades rurais, aldeias indígenas e periferias urbanas de Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazú (AR). Com exibições gratuitas de filmes que abordam temáticas agroecológicas e sustentáveis, democratizando o acesso à cultura audiovisual buscando promover reflexões sobre modos de vida mais sustentáveis.
Inspirado pelo conceito de mobilidade e sustentabilidade, o projeto utiliza uma bicicleta adaptada com equipamento de projeção e som para transformar praças, comunidades e aldeias em verdadeiras salas de cinema ao ar livre. Cada sessão oferece pipoca artesanal feita com ingredientes locais, sucos naturais e, ao final, promove rodas de conversa e atividades formativas.
As exibições começam no dia 7 de fevereiro, na Aldeia Yriapu, em Puerto Iguazú (ARG), e percorrem locais da região da tríplice fronteira até o dia 22 de fevereiro. Entre os destinos estão a Comunidade Bubas, em Foz do Iguaçu (BR) e a ONG
Além das exibições, o projeto também realizará uma ação social de “Mutirão de Limpeza dos Canais das Águas do Córrego Brasília” no dia 10 de fevereiro no Quilombo Horta do seu Zé e da Dona Laide, em Foz do Iguaçu (BR) e ações formativas, como a Jornada de PANCs – Sabores da Selva, no dia 15 de fevereiro, na comunidade Tierra sin Mal, em Puerto Iguazú (ARG).
Cena do minidocumentário “A benção aos nossos Griôs. Histórias do Quilombo Dona Bilina” – Imagem: divulgação
O Cine Verde em Bici será uma oportunidade para as comunidades conhecerem diferentes formas de produção agroecológica, refletirem sobre sustentabilidade e se conectarem com histórias que inspiram novas ações através do incentivo ao cinema e as artes visuais.
“Com uma bicicleta especialmente adaptada, levamos sessões de cinema para lugares onde o ‘curtir um cineminha’ pode ser um desafio, abordando temáticas urgentes como agroecologia, sustentabilidade e questões socioambientais.”Adrielle Chiceri – Produção Executiva
Cada curadoria de filme e curta foi cuidadosamente planejada para questões específicas de cada território, respeitando as particularidades culturais e ambientais da região.
“É uma iniciativa comprometida com a democratização da cultura e a conscientização ambiental, promovendo uma experiência cultural diferente e acessível. Com o apoio de parcerias locais e coletivos da região, o projeto celebra a riqueza cultural e ambiental da tríplice fronteira.” Lili Azevedo – Direção de Comunicação
O projeto inclui uma cicloviagem de 44 km, conectando Foz do Iguaçu (BRA) a Puerto Iguazú (ARG). A ação é realizada em parceria com o Cine Verde, o Projeto de Extensão da UFFS “Pedalar Para Quê?” e o grupo Iguassu By Bike, promovendo a integração entre mobilidade ativa, cultura e sustentabilidade na região da tríplice fronteira.
Mais informações sobre a cicloviagem podem ser acessado através do link: https://forms.gle/rkJr1uR6SsEP6TtA8
Cena de “Chivi Kora – de la tierra ao tablero”. Um dos curtas a serem exibidos no projeto Cine Verde – Bici / Imagem: reprodução
Todas as exibições são gratuitas e abertas ao público. Para acompanhar a programação completa e saber mais sobre os filmes que serão exibidos, siga @Cineverde_em_Bici nas redes sociais.
O Projeto Cine Verde em Bici é iniciativa cultural é realizada pela sociedade civil, projeto aprovado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. Recebe o apoio de Mutare Marketing, El Cine Nuestra Sala, Jangada Visual, Extensão UFFS Pedalar para quê e Três Margens Produtora Audiovisual.
SERVIÇO Cine Verde em Bici De 07 a 22 de Fevereiro Classificação Livre / Evento Gratuito
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.