O filme “Ouvidor” (2025), do diretor Matias Borgström, chega ao Cinelatino este mês. A exibição acontece nesta terça-feira, 23, às 19 horas, no Cine Cataratas, em Foz do Iguaçu, e é fruto da parceria entre o Cineclube Cinelatino, o espaço Cine Cataratas, a distribuidora Descoloniza Filmes e o Sudacas Bar. O ingresso custa R$ 15,00.
O documentário registra um período específico da realidade de quem ocupa a Ouvidor 63, localizada no centro da cidade de São Paulo, e considerada a maior ocupação artística da América Latina, onde mais de 100 artistas não apenas produzem, mas também vivem ali atualmente. Enfrentando constantes ameaças de despejo de um governo com tendências fascistas, e diante da escassez de recursos para a realização de sua Bienal de Arte, os organizadores acordam um patrocínio com a Red Bull, polarizando a comunidade entre aqueles que buscam reconhecimento artístico externo e os residentes mais anarquistas.
Após a exibição, haverá um debate no Sudacas Bar, contando com a presença da professora e pesquisadora Fabiana Amaral, do professor, pesquisador e artista plástico Rodrigo Queiroga, e do professor Tiago Bastos. A mediação será feita por Bruna Tasato, discente do curso de Cinema e Audiovisual da UNILA.
A classificação indicativa é de 16 anos e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema ou através do site do Cine Cataratas: https://www.cinecataratas.com.br/. O Cineclube Cinelatino é um projeto de extensão da UNILA sem fins lucrativos. A receita da venda de ingressos é destinada integralmente ao cinema e à distribuidora.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.