No sábado (05), o Cineclube Nuestra Sala apresenta o filme “Imo”, de roteiro e direção da brasileira Bruna Schelb Correa, em parceria com a distribuidora Descoloniza Filmes. A sessão gratuita, às 18 horas, ocorrerá na Rua Madalena Sotelo, 450 (nos fundos do estacionamento), no Jardim Porto Belo, em Foz do Iguaçu. O filme, lançado em 2023, é aconselhado para a faixa acima de 16 anos.
Três mulheres diferentes enfrentam a inevitável banalidade do cotidiano até serem transportadas para uma realidade à parte, regida por suas próprias lembranças. Lançadas em um lugar simultaneamente desconhecido e familiar, elas enfrentam as dores e ternuras de olhar para trás, pois a memória continua sendo um lugar de retorno à essência, apesar da dor que causa. Sem qualquer fala ou diálogo, a trama busca, através do simbolismo, retratar a violência rotineira sofrida pelas mulheres. No meio de uma sucessão de circunstâncias surrealistas, elas vislumbram maneiras de confrontar as opressões de um mundo machista. IMO é uma viagem sensorial e imagética entre os limites do real e da imaginação (ou do delírio). No silêncio e nos olhares, suas personagens falam mais do que poderiam com palavras.
O Cineclube Nuestra Sala é mais do que um nome interessante. O enfoque principal deste coletivo está em levar o Cinema onde o povo está. Na mesma experiência, abrir portas para a produção independente. Com uma ideia decolonial, desde 2021, trata de democratizar a cultura a partir da linguagem cinematográfica. O Cinema como acontecimento social, e ele podendo ser na sala que você ajuda a criar. Um espaço de encontro, onde o filme se torna uma boa desculpa para se dialogar, compartilhar e promover cultura e troca de saberes de quem geralmente não frequenta as salas de exibição comercial.
Saiba mais do Nuestra Sala, aqui.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.