O cineclube iguaçuense inicia sua programação anual nesta terça-feira (13), a partir das 19h30, no Sudacas Bar. O filme escolhido é “Condenação” (Damnation), do diretor húngaro Béla Tarr. Com duração de 122 minutos e classificação para a faixa de 16 anos ou mais, a película será exibida com entrada franqueada. Sinopse – Karrer vive em […]
O cineclube iguaçuense inicia sua programação anual nesta terça-feira (13), a partir das 19h30, no Sudacas Bar. O filme escolhido é “Condenação” (Damnation), do diretor húngaro Béla Tarr. Com duração de 122 minutos e classificação para a faixa de 16 anos ou mais, a película será exibida com entrada franqueada. Sinopse – Karrer vive em uma cidade industrial húngara, marcada pela chuva constante e pela sensação de estagnação. Desiludido e solitário, ele se envolve de forma obsessiva em um relacionamento fracassado com a cantora do bar local, o Titanic, numa espiral de desejo, melancolia e desgaste que reflete a própria decadência ao seu redor.
Béla Tarr, cineasta húngaro, nascido em 1955, faleceu neste janeiro de 2026. Foi casado com Ágnes Hranitzky, também co-realizadora e editora dos filmes de Béla Tarr. Sua obra-prima Sátántangó é considerada por muitos críticos um dos melhores filmes de todos os tempos.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.