Na semana da Consciência Negra, o Cinelatino promove a Mostra de Curtas Fabulações Negras. São quatro curtas-metragens de cineastas negres, seguidos de um debate ao vivo com a participação des realizadories.
Cor de Pele, de Larissa Barbosa, selecionado na 9ª Mostra Ecofalante de Cinema e premiado no 3 Margens: Festival Latino-Americano de Cine, se enuncia através de um poema, retratando questões que permeiam a vida de mulheres negras, como o machismo e o racismo, mas também a ancestralidade e a força que essas mulheres encontram em sua união.
EGUM – filme, de Yuri Costa, premiado na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, com gênero terror, conta a história de um renomado jornalista negro que retorna para a casa de sua família para cuidar de sua mãe. Numa noite, ele recebe a visita de dois estranhos, que têm negócios desconhecidos com seu pai. Esse encontro, juntamente com acontecimentos que o levam a desconfiar que algo sobrenatural se abateu sobre sua mãe, fazem-no temer uma nova tragédia.
Rapsódia para Um Homem Negro, de Gabriel Martins, com o Prêmio de Melhor Curta-Metragem no Festival Guarnicê de Cinema, apresenta Odé, um homem negro, e Luiz, seu irmão, que foi espancado até a morte durante um conflito em uma ocupação em Belo Horizonte. O filme utiliza alegorias para contextualizar as relações políticas e raciais no cenário social brasileiro.
Perifericu, dirigido por Nay Mendl, Rosa Tcmf, Stheffany Fernanda e Vita Pereira, premiado em diversos festivais, como no 23º Mostra de Cinema de Tiradentes e 27º Festival Mix Brasil, ambientado no Grajaú e na região central de São Paulo, o filme conta a trajetória de Denise e Luz, mulheres negras que cresceram no meio de canções de rap, louvores de igreja e passos de vogue e mostra como levar a vida adulta com pouco dinheiro no bolso.
No mesmo dia, após a sessão dos curtas, às 19 horas, haverá a transmissão ao vivo de um debate com a participação de Larissa Barbosa (Cor de Pele), Yuri Costa (Egum), Gabriel Martins (Rapsódia para Um Homem Negro), Sthefhany Fernanda (Perifericu) e Mariana Graciotti (PPGA UFF). Com a moderação de Eliana Del Rosario (UNILA).
Reforçando: a Mostra de Curtas Fabulações Negras será exibida uma hora antes (às 18h do dia 18 de outubro) do debate, no canal do Youtube Cineclube Cinelatino.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.