O Cineclube Cinelatino exibe gratuitamente a Mostra de Curtas FABULAÇÕES NEGRAS com quatro curtas-metragens com a participação de seus realizadores em debate. Na semana da Consciência Negra, o Cinelatino promove a Mostra de Curtas Fabulações Negras. São quatro curtas-metragens de cineastas negres, seguidos de um debate ao vivo com a participação des realizadories. Cor de […]
Na semana da Consciência Negra, o Cinelatino promove a Mostra de Curtas Fabulações Negras. São quatro curtas-metragens de cineastas negres, seguidos de um debate ao vivo com a participação des realizadories.
Cor de Pele, de Larissa Barbosa, selecionado na 9ª Mostra Ecofalante de Cinema e premiado no 3 Margens: Festival Latino-Americano de Cine, se enuncia através de um poema, retratando questões que permeiam a vida de mulheres negras, como o machismo e o racismo, mas também a ancestralidade e a força que essas mulheres encontram em sua união.
EGUM – filme, de Yuri Costa, premiado na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, com gênero terror, conta a história de um renomado jornalista negro que retorna para a casa de sua família para cuidar de sua mãe. Numa noite, ele recebe a visita de dois estranhos, que têm negócios desconhecidos com seu pai. Esse encontro, juntamente com acontecimentos que o levam a desconfiar que algo sobrenatural se abateu sobre sua mãe, fazem-no temer uma nova tragédia.
Rapsódia para Um Homem Negro, de Gabriel Martins, com o Prêmio de Melhor Curta-Metragem no Festival Guarnicê de Cinema, apresenta Odé, um homem negro, e Luiz, seu irmão, que foi espancado até a morte durante um conflito em uma ocupação em Belo Horizonte. O filme utiliza alegorias para contextualizar as relações políticas e raciais no cenário social brasileiro.
Perifericu, dirigido por Nay Mendl, Rosa Tcmf, Stheffany Fernanda e Vita Pereira, premiado em diversos festivais, como no 23º Mostra de Cinema de Tiradentes e 27º Festival Mix Brasil, ambientado no Grajaú e na região central de São Paulo, o filme conta a trajetória de Denise e Luz, mulheres negras que cresceram no meio de canções de rap, louvores de igreja e passos de vogue e mostra como levar a vida adulta com pouco dinheiro no bolso.
No mesmo dia, após a sessão dos curtas, às 19 horas, haverá a transmissão ao vivo de um debate com a participação de Larissa Barbosa (Cor de Pele), Yuri Costa (Egum), Gabriel Martins (Rapsódia para Um Homem Negro), Sthefhany Fernanda (Perifericu) e Mariana Graciotti (PPGA UFF). Com a moderação de Eliana Del Rosario (UNILA).
Reforçando: a Mostra de Curtas Fabulações Negras será exibida uma hora antes (às 18h do dia 18 de outubro) do debate, no canal do Youtube Cineclube Cinelatino.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.