O Doc Ambiente deste mês debate a relação entre cinema de animação japonês e meio ambiente, bem como suas possibilidades pedagógicas. Três pesquisadores são convidados na sexta-feira, 24 de setembro de 2021, às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube do Confor Studio, para apresentar o tema: o cineasta e escritor Viktor Danko, do projeto @br.animation, que vai dar um panorama geral da história da animação japonesa e a influência da Segunda Guerra nos filmes do Studio Ghibli; a mestranda em ensino de biociências e saúde Bruna Navarone Santos, da Fiocruz, que pesquisa emoção e formação científica através de mangás e animés; e o ilustrador, professor de meditação e de Jiu-Jitsu Pedro Marcelino, do Studio Confor, que vai tratar do Zen no cinema de animação japonês. A mediação é do designer e estudante de Cinema & Audiovisual Moisés Luna.
A relação entre cinema de animação japonês e meio ambiente se revela sobretudo a partir dos anos 80, quando é criado o Studio Ghibli. Famoso por produções que ganharam o mundo e elevaram o cinema de animação produzido no Japão à categoria de gênero próprio, o estúdio teve influência na formação do movimento ecológico daquele país e há décadas tem contribuído para a percepção ambiental de jovens e adultos em todos os continentes. Destaque para o realizador audiovisual Hayao Miyazaki e o compositor de trilhas sonoras Joe Hisaishi. Os filmes do Studio Ghibli estão disponíveis na Netflix.
O evento é uma parceria do Doc Ambiente, projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com o Confor Studio e a Bambual Editora, que disponibiliza gratuitamente durante o debate o e-book O chamado para a liderança regenerativa. Nele, o autor Felipe Tavares desconstrói a imagem do herói que irá salvar o planeta, e coloca nossos pés na trilha da liderança regenerativa, da teia da vida e da ecologia profunda.
SERVIÇO
Mais informações em nossas redes sociais e site: Doc Ambiente no Instagram Doc Ambiente no Facebook https://docambiente.wordpress.com Email: docambiente2020@gmail.com
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.