Diagnóstico e tratamento de câncer são momentos de grandes transformações para pacientes e familiares. Informar sobre os direitos da pessoa em tratamento oncológico e como acessá-los é o objetivo da cartilha gratuita lançada nesta segunda-feira, 13, pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codefoz) e Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).
O Guia dos Direitos do Paciente com Câncer reúne informações em linguagem simples e acessível sobre direitos sociais, previdenciários e tributários, a fim de assegurar todas as dimensões do tratamento e atenuar os impactos da doença. O conteúdo está disponível online no site da prefeitura (pmfi.pr.gov.br), podendo ser baixado em formato PDF e compartilhado.
.
A secretária-adjunta da Saúde, Jaqueline Tontini, apresentou números sobre a incidência de câncer e destacou a importância do guia no apoio aos pacientes. “Para nós, é muito gratificante contribuir para ativar esse projeto, que irá auxiliar com informações não apenas aos pacientes, mas também a seus familiares, em um momento de grandes mudanças para todos, que é o tratamento oncológico.”
Da coordenação do projeto e membro da CT de Saúde do Codefoz, a advogada Maria Júlia Gobo Jorge realçou que o guia enumera os direitos e aponta caminhos de como acessá-los. “Para isso, há alguns roteiros no material. É uma rede de apoio em forma de cartilha, para que as pessoas possam entender seus direitos e como buscá-los”, sublinhou.
A diretora de Vigilância em Saúde do município, Carmensita Gaievski, enfatizou o público a que se destina o Guia dos Direitos do Paciente com Câncer. “Irá alcançar uma população extremamente vulnerável com informações de grande valia. É preciso que o material chegue ao maior número de pessoas, em sua forma digital, com o cartaz que apresenta o QR Code e em outros formatos que estamos desenvolvendo”, apontou.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.