A obra pretende a discussão sobre a continuidade da vida humana no planeta. – Foto: Divulgação
De H2Foz / Gabriela Zempulski O Poéticas do ENTRE, coletivo artístico, está desenvolvendo o projeto Prefiguração Ecopoética. A partir dos estudos, será criado um espetáculo com estreia prevista para o segundo semestre de 2025.
Como é característico do coletivo, o espetáculo mostra a humanidade e os desafios que ela enfrenta. Desta vez, o foco é na continuidade da vida no planeta, imaginando outros modos de viver. Para representar essas dificuldades, a opção escolhida foi um espetáculo ao ar livre.
Prefiguração Ecopoética ainda está em fase de criação. Mais informações sobre o projeto e a data de estreia serão divulgadas por meio do perfil @poeticasdoentre, no Instagram.
A iniciativa foi aprovada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura, do Governo Federal.
Poéticas do ENTRE reúne artistas do Brasil, Argentina, Paraguai, México, Colômbia e Venezuela. Tem sede na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e coordenação dos artistas e professores Angi Lazzareti e Fabio Salvatti.
Criado em 2020, transita entre o teatro, a performance, o audiovisual e a educação. Realiza um trabalho continuado que termina em obras, encontro com artistas, artigos, livros, projetos culturais, oficinas e residências.
Um dos grandes destaques do coletivo é o espetáculo teatral A Sociedade dos Anticorpos, que circulou por Puerto Iguazú (Argentina), Ciudad del Este (Paraguai), Medianeira (Paraná) e Cascavel (Paraná). A montagem foi contemplada pelo Edital de Premiação para Agentes Culturais da Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.