A sessão no Sesc teve bom público, apesar das chuvas em Foz do Iguaçu durante o sábado, dia 1o – Foto: Marcos Labanca / Festival 3 Margens
Mesmo com a chuva que caiu na região trinacional no sábado, primeiro de novembro, o público compareceu em peso ao auditório do Sesc/Foz para prestigiar duas sessões: Venas Abiertas e Entre Rios.
A mostra Venas Abiertas reuniu curtas de toda a América Latina, trazendo obras que abordam temas emergentes em linguagens experimentais e inclassificáveis. Já a mostra Entre Rios, competitiva, destacou produções de realizadores e realizadoras da região trinacional — Paraná (Brasil), Misiones (Argentina) e Paraguai — reafirmando o compromisso do festival com o cinema produzido nas fronteiras.
E a programação continua!
Neste domingo, 2 de novembro, a partir das 18h, o público poderá conferir a mostra competitiva Afluentes, dedicada a curtas latino-americanos. A entrada é gratuita e conta com a votação popular — vale lembrar que as exibições são únicas, participe e garanta o voto no seu filme preferido.
O convite está aberto a todas e todos que quiserem viver mais uma noite de cinema latino-americano no Sesc/Foz.
As exibições programadas originalmente para o dia 31 de outubro, no Paraguai, precisaram ser transferidas por motivos técnicos alheios à organização do festival. Durante os testes de projeção, a equipe detectou um erro no código de acesso enviado pela distribuidora internacional, o que impossibilitou a reprodução do filme.
A sessão foi então reagendada para terça-feira, 4 de novembro, no Cine Zone (Shopping Paris, Ciudad del Este (PY). A programação incluirá dois grandes destaques do cinema brasileiro contemporâneo:
“Samba Infinito”, de Leonardo Martinelli, curta-metragem que estreou mundialmente na Semaine de la Critique do Festival de Cannes 2025, com participações de Camila Pitanga e Gilberto Gil, e premiado em Gramado com três Kikitos;
e “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, vencedor de Melhor Diretor, Interpretação Masculina (Wagner Moura), FIPRESCI e Prix des Cinémas d’Art et Essai em Cannes.
A recepção cultural paraguaia começa às 19h, seguida da sessão às 19h30.
Haverá transporte gratuito com saída do Jardim Universitário da UNILA, às 17h30, passando pelo Campus Integração e Bosque Guarani, com retorno após o bate-papo pós sessão.
Na sequência, o festival atravessa o rio rumo à Puerto Iguazú, na Argentina. Em La Cabaña de los Muñecos, a partir das 19h o público poderá conferir as mostras Veias Abertas e Universitária.
O ônibus sairá do Jardim Universitário da UNILA às 17h, com parada no Campus Integração e Bosque Guarani às 17h40, e retorno previsto para 23h50. Para informações sobre ingressos, transporte gratuito e programação atualizada, acesse:
🌐 festival3margens.com / 📱 @3margensfestival
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.