O ANDES Sindicato Nacional, organismo que organiza os docentes do ensino superior brasileiro, comemora 40 anos de luta em 2021. Para marcar as quatro décadas em defesa do ensino público gratuito e de qualidade, diversas atividades estão sendo organizadas ao longo do ano, com início nesta sexta-feira (19), dia da fundação da entidade.
A programação de aniversário começa às 18h, no canal do ANDES-SN no Youtube, com apresentação virtual da cantora Nina Rosa e participação de movimentos estudantis, sociais e do Teatro Popular de Ilhéus.
Além disso, estão sendo recebidos, até 12 de abril, artigos para a edição 68 da Revista Universidade e Sociedade, que terá com o tema “40 anos do ANDES-SN: luta e resistência”. A publicação, semestral, tem como intuito fomentar pesquisas e debates relacionados à pesquisa acadêmica e oriundos das experiências sindicais e sociais sobre temas de relevância para as lutas empreendidas pelas/os docentes em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.
Esta edição comemorativa contará, ainda, com um Painel de Depoimentos “Minha história com o ANDES-SN” e reportagem fotográfica “As mulheres, suas lutas e conquistas, na história dos 40 anos do ANDES-SN”. Os textos deverão obedecer à normatização definida pela comissão editorial e enviados para o e-mail andessp@andes.org.br.
Trajetória de lutas
Representado em todo o território nacional por suas 121 seções sindicais, o ANDES-SN conta com aproximadamente 70 mil sindicalizados, entre instituições de ensino superior e institutos de educação básica, técnica e tecnológica.
Foi fundado em 19 de fevereiro de 1981, como Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (a ANDES). Sete anos depois, em 26 de novembro de 1988, após a promulgação da atual Constituição Federal, passou a ser Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (o ANDES-SN).
A entidade segue ativa contra o sucateamento do ensino público, que em 2020 ganhou ainda mais destaque em função da pandemia do novo coronavírus. Neste momento, em meio a diversas mobilizações em defesa da Educação e da Saúde, o ANDES-SN também luta pela vacinação em massa como estratégia de combate à doença e condição para o retorno das atividades presenciais nas IFEs.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.