.
“BlindWiki é um projeto do artista catalão Antoni Abad, um dos precursores da rede social e videoarte no mundo”, comenta Giselle Beiguelman em sua coluna Ouvir Imagens (clique e ouça o player da rádio). “Ele criou uma rede de áudio baseada em localização, onde os cidadãos que são cegos ou apresentam perda parcial de visão utilizam smartphones ou celulares para compartilhar suas experiências através da publicação de gravações sonoras.”
Essas informações, segundo a professora, vão para uma plataforma que dispõe de informações sobre dificuldades e barreiras encontradas; e tem também um conjunto de experiências, opiniões, histórias sobre a cidade e a percepção que as pessoas com deficiência visual têm do espaço público, gerando uma cartografia criativa e colaborativa do invisível.
O BlindWiki é realizado pelo artista há vários anos. Já foi apresentado nas bienais de Veneza, de Berlim, em exposições em Genebra e agora em São Paulo. Giselle Beiguelman convida os leitores/ouvintes a acessar a plataforma:
“O app móvel, desenvolvido pelo projeto, possibilita que os colaboradores gravem um áudio específico do local e o disponibilizem em seguida na plataforma BlindWiki”, esclarece a colunista. “Os participantes podem se movimentar pela cidade enquanto postam e recebem descrições de áudio geolocalizadas, histórias, obstáculos ou crônicas, em contribuições prévias no app.”
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.